terça-feira, 17 de julho de 2012

GLOSSÁRIO: GALERIAS DE ARTE FRANCESAS (c. 1907-1937).


GLOSSÁRIO: GALERIAS DE ARTE FRANCESAS (c. 1907-1937).

Mencionamos as Galerias de Arte de Ambroise Vollard e Daniel-Henry Khanweiller, este último marchand de Picasso e de vários artistas vanguardistas franceses. Khanweiller era judeu - alemão das altas esferas financeiras, e abandonou seu país para viver em Paris, onde inaugurou a sua Galeria de Arte (1907). A galeria passou a expor os artistas de vanguarda, como o Cubista George Braque, entre outros (1908-).

Khanweiller financiou as publicações de Guillaume Apollinaire e atraiu para a sua galeria vários poetas e escritores, como André Salmon e Blaise Cendrars, além de pintores, como Maurice de Vlaminck e Juan Gris, todos no começo da carreira. A galeria de arte atraiu também os riquíssimos colecionadores russos Sergey Schchukin e Ivan Morosov, que também compraram arte francesa na Galeria Ambroise Vollard, especializada na arte dos Impressionistas franceses (v. Grupo do Impressionismo).

Khanweiller detinha exclusividade das pinturas dos vanguardistas, Cubistas e Fauvistas, entre outros, especialmente as pinturas de P. Picasso. Cabe notarmos aqui que foi A. Vollard quem ofereceu a Picasso a sua galeria para a primeira mostra do artista espanhol (Paris, 1902). Khanweiller, posteriormente, obteve a exclusividade do trabalho de Picasso, sem que, no entanto, ambos firmassem qualquer contrato por escrito, foi acordo entre cavalheiros que existia naquela época. A única desvantagem deste acordo foi que o artista não podia participar dos salões de arte: Braque e Picasso, na sua fase Cubista, não puderam expor suas pinturas nem no Salão de Outono, nem no Salão dos Artistas Independentes. No entanto, devido ao trabalho de Khanweiller, logo suas obras estavam divulgadas além das fronteiras francesas. Ambos, Braque e Picasso, graças a influência de Khanweiller expuseram suas obras em mostras coletivas e individuais na Alemanha, Inglaterra, Suíça e Rússia. O marchand viajava frequentemente à Rússia e vendia muitas pinturas para os colecionadores. A coleção de Sergey Schchukin chegou a ter mais de cinquenta quadros de Picasso, além de pinturas de outros artistas Impressionistas, como Camille Pissarro e Pierre Auguste Renoir; de Fauvistas, como Henri Matisse, André Derain e Maurice de Vlaminck; e de Pós-Impressionistas, como Vincent van Gogh e, principalmente, de Paul Gauguin. Os russos também tinham o seu embaixador de arte russa em Paris, Sergey Diaghilev, que organizou os Balés Russos (v.), estreitando mais ainda os laços entre as duas culturas.

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

BESSONOVA, M. Impressionism and Post-Impressionism: in The Ermitage, Leningrad, and The Museum of Fine Arts, Moscow, Leningrad: Aurora Art Publishers, 1986, pp 17-25.

KELDER, D. Le grand livre de l'impressionisme français. Lausanne: Edita, 1981.
447p.: il., p. 100.

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