quinta-feira, 19 de julho de 2012

BIOGRAFIA: CORMÓN, Fernand: Fernand Anne Pistre (1845-1924).


BIOGRAFIA: CORMÓN, Fernand: Fernand Anne Pistre (1845-1924).

O artista vanguardista francês, nasceu e morreu em Paris. Cormon tornou-se um dos principais professores de pintura das vanguardas artísticas internacionais, pois frequentaram sua classe na Academia Cormon (v.), artistas como Vincent van Gogh, Henri de Toulouse-Lautrec e Louis Anquetin, bem como vários outros artistas conhecidos. Cormon foi considerado mestre afável, no tempo em que a disciplina era muito rígida no ensino das Academias de Arte; o artista foi estimado por seus alunos vanguardistas, bem pouco disciplinados. Cormon tornou-se membro eleito do Instituto de Artes e tornou-se diretor da Escola Nacional Superior de Belas Artes. Os temas de suas obras foram os retratos; foi pintor de fatos históricos em quadros de inspiração religiosa e histórias biblicas, como na obra Cain (1880, 380 x 700 cm, no Museu d'Orsay, Paris), pintura que se encontra reproduzida (BONFANTE-WARREN, 2000). Esta foi considerada como a obra mais importante do último salão oficial de arte (1880). Cormon pintou esta obra usando modelo vivo para cada figura, buscando no entanto a verosimilhança pertinente com os fatos históricos que a grande pintura tranpôs; a obra foi imediatamente adquirida para o Museu de Luxemburgo (Paris).

Cormon pintou inúmeros murais, costume na época, inclusive um mural para a Estação d´Orsay, hoje transformada no Museu d'Orsay, nas margens do rio Loire. Outros murais de Cormon foram A Caridade [La Bienfaissance] e A Educação [L'Education] (1878), painel para a sala de jantar da Prefeitura de Paris [Hôtel de Ville]. Cormon também pintou obras Realistas como A Forja (1893, óleo/ tela, 72 x 90 cm), mostrando na penumbra figuras de operários trabalhando, martelando o ferro a fogo, em um grande espaço com um pé direito muito alto, mostrando janela redonda entre outras aberturas de formas também arredondadas, que trazem para o quadro a atmosfera solene e pacífica, de natureza quase religiosa. Esse quadro de Cormon, no acervo do Museu d'Orsay, se encontra reproduzido (BONFANTE-WARREN, 2000).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

BONFANTE-WARREN, A. The Musée D'Orsay. New York: Barnes and Noble, 2000, pp. 151, 217.

DICIONÁRIO.
BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., p. 161. (Dictionnaires specialisés).

Nenhum comentário:

Postar um comentário