segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PICASSO, Pablo (1881-1973). BIOGRAFIA - PRIMEIRA PARTE.


Pablo Diego José Francisco de Paula Nepomuceno Maria de los Remédios Crispim Crispiniano de La Santissima Trinidad Ruiz e Picasso.

O artista, conhecido a partir das vanguardas francesas parisienses, nasceu em Málaga (Espanha, 25 out., 1881) e faleceu em Mougins (França, 1973). O catalão foi viver em Paris (1904-), cidade que ofereceu-lhe o apoio da primeira mostra individual realizada na Galeria Ambroise Vollard (Paris, 1902). Picasso pintou o Retrato de Vollard (1869-1935), na fase do Cubismo, dita, Hermética ou Abstrata (1910-).


O artista dividiu seu primeiro ateliê e moradia parisiense com Fernande Olivier, a bela jovem que ele retratou inúmeras vezes, inclusive no retrato pertencente ao acervo do MASP - Museu de Arte Assis Chateaubriand (São Paulo). O modestíssimo espaço recebeu do poeta Max Jacob (1876-1944), amigo de Picasso, o nome pomposo de Barco Lavoir [Bateau-Lavoir], dado à essa construção decadente de madeira que lembrava a forma de barco, prédio com muitos ateliês ocupados por diversos artistas.


O primeiro marchand de Picasso foi o alemão Daniel-Henry Khanweiller (1874-1979), que montou renomada galeria (Paris, 1907-). Khanweiller visitou Picasso no primeiro ateliê, quando adquiriu o primeiro quadro do artista que passou a comercializar. O marchand descreveu com detalhes a péssima aparência do ateliê de Picasso, na entrevista concedida a François Cremieux (v. referências). Logo o Bateau Lavoir, tornou-se ponto de encontro de importantes intelectuais, escritores e artistas vanguardistas, como Amedeo Modigliani (1884-1920) e Guillaume Apollinaire (1880-1918), entre outros. O local foi palco do famoso banquete oferecido pelo grupo em homenagem a Henri Le Douanier Rousseau (1908).


Picasso, que tornou-se o mais famoso artista espanhol em Paris, abraçou todos os estilos no início de sua carreira, nos quais deixou suas múltiplas marcas. Os quadros de Picasso foram Simbolistas, nas fases azul e rosa; o artista pintou como os Fauvistas, em certa fase de curtíssima duração; e, finalmente, Picasso descobriu o Cubismo, na mesma época que Georges Braque (1882-1963), que o artista conheceu nos salões (Paris, 1907) de Gertrude Stein (1874-1946).


Picasso e Braque desenvolveram o Cubismo juntos, até o início da I Guerra Mundial (1914). E, de forma mais próxima e marcante durante o período de um ano, quando passaram as temporadas de verão vivendo juntos (1912-1913). O Cubismo de Braque precisou ser interrompido porque o artista lutou pela França durante a I Guerra Mundial; ele foi gravemente ferido, ficando à beira da morte e sofrendo trepanação craniana. Braque recobrou-se e voltou a pintar depois da guerra (1918-1919), mas afastou-se de Picasso e de Khanweiller, seguindo sua carreira independentemente.


O Cubismo de Picasso foi mais prolongado do que seus amigos do Grupo da Seção de Ouro [Section d'Or], como os artistas Marcel Duchamp (1887-1968), e seus irmãos, o escultor Raymond Duchamp-Villon (1886-1918) e o pintor Jacques Villon (Gaston Duchamp, 1875-1963), que desenvolveram suas carreiras de modo independente. O Grupo da Seção de Ouro, com quem Picasso não expôs, mostrou o conjunto de obras de numerosos artistas (1911-1925). O contrato de exclusividade que Picasso celebrou com a galeria de arte de D.-H. Khanweiller, impediu-o de participar das mostras coletivas francesas; mas o marchand logo levou os quadros de Picasso para exposição em várias cidades que, na época, eram os principais centros culturais internacionais: Berlim, Munique, Dresden e Nova York (1914-).


O Cubismo, segundo Bernard Dorival, que trouxe a primeira grande mostra Cubista a pedido do MAM, como representação francesa à II Bienal Internacional de São Paulo, declarou no catálogo da mostra:


É, na realidade, essencial acentuar que o cubismo não foi nem uma capela nem uma doutrina. Elaborado, ao mesmo tempo, por pintores que não se conheciam pessoalmente, que reuniram, depois, suas pesquisas semelhantes - Picasso, Braque, Delaunay, Léger - o cubismo teve, desde o início, diversos focos principais - o ateliê de Picasso no Bateau Lavoir em Montmartre, de Gleizes em Courbevoie, dos irmãos Villon em Puteaux, de Delaunay, na Rue des Grandes Augustins - onde, todas as formas múltiplas, mais gráficas em um, mais coloridas em outro, tendendo às vezes para a abstração, fiel outras vezes às aparências da natureza. (DORIVAL, 1953)

A mostra celebrou o Cubimo do artista na Sala Especial Pablo Picasso, que apresentou 51 obras do artista, inclusive o Retrato de Mulher (1937, óleo/ tela, 91,5 cm x 64 cm); Mulher sentada de frente (1920, óleo/ tela, 116 cm x 73 cm); Flauta de Pan (1923, óleo/ tela, 201,5 cm x 173,5 cm); Minotauro correndo (1928, óleo/ tela, 159,5 cm x 128,5 cm), todas as citadas reproduzidas no catálogo da mostra. Outras obras que participaram da Sala Especial do artista, na exposição organizada com a participação direta de Picasso, que trouxe ao Brasil a mais conhecida obra dele, Guernica (1937, 380 cm x 850 cm), pintura que esteve pela primeira vez em exposição no Pavilhão Espanhol da Exposição Universal (Paris, 1937). Esta obra, que tornou-se uma das mais importantes pinturas do século XX, participou da mostra paulista, que, nessa época trouxe outras obras de Picasso hoje consideradas como marcantes na carreira do artista, como Os Jogadores de Cartas (1914, 108 cm x 89 cm, no acervo do MoMA, em Nova York), homenagem que Picasso prestou ao mestre das vanguardas francesas Paul Cézanne (1839-1906); e duas de sua últimas e importantes pinturas da dita, Fase Cristal do Cubismo: As três Graças (1924, 197 cm x 147,5 cm) e A Dança (1925, 211,5 cm x 141 cm).
 BIOGRAFIA - PRIMEIRA PARTE,v. BIOGRAFIA - SEGUNDA PARTE.

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