segunda-feira, 6 de julho de 2015

BIOGRAFIA: ETCHELLS, Frederick (1886-1973).

BIOGRAFIA: ETCHELLS, Frederick (1886-1973). Etchells nasceu em Newcastle-upon-Thyne e morreu em Folkestone, Inglaterra. Artista multimedia, Etchells foi arquiteto, desenhista, pintor, escritor e tradutor; depois que formou-se em arquitetura, Etchells estudou pintura na Faculdade Real de Arte [Royal College of Art] (Londres, 1908-1911). Etchells completou a formação tradicional para membro proeminente das vanguardas, quando passou o clássico período em Paris, onde tornou-se amigo de artistas das vanguardas francesas como Pablo Picasso (1881-1972), Georges Braque (1882-1963) e Amedeo Modigliani (1884-1920). Ao voltar para Londres Etchells recebeu importante encomenda de Roger Fry (1866-1934) para realização de mural; ele associou-se ao grupo vanguardista dos Ateliês Ômega [Omega Workshops], sob direção de Fry, que incluiu o mural de Etchells na importante Segunda Mostra Pós-Impressionista e Futurista [Second Post-Impressionist and Futurist Exibition] organizada por Fry nas Galerias Grafton (1913). Participaram obras dos artistas que, um ano depois, inauguraram o Centro de Arte Rebelde e lançaram o Vorticismo ou o Vortex Inglês (Londres - Nova York, 1914-1917). Nos Ateliês Ômega Etchells trabalhou com Wyndham Lewis (1884-1957), com quem estabeleceu fraterna amizade que incluiu viagem a Dieppe, França. Etchells desenhou tapetes e estamparias para tecido: ele foi considerado o melhor artista têxtil mas, associado à Lewis, Cuthbert Hamilton e Edward Wadsworth desligou-se dos Ateliês Ômega, acusando Fry de exploração injusta do trabalho do grupo (1913). No ano seguinte os artistas fundaram o famoso Centro de Arte Rebelde [Rebel Art Center] (Londres, 1914). Foi a partir desta associação de artistas que surgiu o Vorticismo, movimento ao qual Etchells, a principio, não quis participar. Etchells não assinou o Manifesto Vorticista, publicado no primeiro número da Rajada: Revista do Grande Vortex Inglês [Blast Review of The Great English Vortex], dois números, mas seus desenhos ilustraram o número 2 (n. 01, 20 junho, 1914, lançado em 02 de julho, 1914; e o Número de Guerra, n. 02, julho, 1915). Etchells participou com obras nas duas das três mostras Vorticistas: na primeira das duas exposições, realizada nas Doré Galleries (Londres, 10 junho, 1915) e na mostra internacional do grupo, na Galeria Penguin (Nova York, 10 janeiro, 1917). Depois do término da Primeira Guerra Mundial Etchells abandonou a pintura para dedicar-se à arquitetura: ele projetou um dos primeiros edifícios modernos londrinos, o Crawford (Holborn, 1930). Etchells tornou-se um dos divulgadores da obra do arquiteto francês Le Corbusier (Charles-Édouard Jeanneret-Gris, 1887-1965). Etchells traduziu para o inglês os livros do revolucionário arquiteto suíço, Voltado para a Nova Arquitetura [Toward a New Architecture] (1927) e A Cidade do Amanhã [The City of Tomorrow] (1929). Etchells voltou a projetar obras pioneiras da moderna arquitetura inglesa e trabalhou na restauração de inúmeras igrejas. Etchells publicou Sítios Arquitetônicos da Reverência Anglicana [Architectural Setting of Anglican Worship] (1948). Bem poucas obras de Etchells nas técnicas de desenho e pintura sobreviveram, mas foi do artista a criação do símbolo vorticista, para o Centro de Arte Rebelde (Londres, 1914). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: Blast Manifesto (PDF - 228k), PDF documents require Adobe Acrobat. Retrieved from: http://www.wwnorton.com/college/english/nael/20century/topic_2_05/blast.htm Acessed in: November 11, 2013. BRETTE, A. Formulation d' un groupe rebelle à l' Exposition d' Octobre 1913. Traduction de Thérèze Fossatti. Apud CATÁLOGO. CORK, R.; ELIOT, T. S.; KENNER, H.; LEMAIRE, G-G.; LEWIS, W.; McLUHAN, M.; POUND, E.; RODITI, É.; WEST, R. Windham Lewis et le Vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Pandora Ed., 1982, pp. 122-147. (Cahiers Pour un Temps). CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford, N.Y.: Oxford University Press, 1990. 517p., p. 198. (Oxford reference). HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 474, 528, 531.

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