O artista multimídia italiano Fortunato Depero nasceu em Fondo, no Val de Non, na região italiana do Trentino e morreu em Rovereto. Depero foi multimídia: artista gráfico, pintor, escultor, decorador, desenhista, designer publicitário e industrial, escritor e artista têxtil. Depero estudou na Escola Real Elizabetana (Rovereto), tendo sua obra evoluido na direção do Realismo Social associado ao Simbolismo, acentuado no início de sua vida profissional (1907-). Depero conheceu o grupo de artistas Futuristas (1913) e expôs com o grupo na mostra realizada na Galeria Sprovieri (Roma, 1914). Depero participou dos eventos Futuristas com o grupo dos artistas plásticos Giacomo Balla e Francesco Cangiullo; a sua participação foi destacada em inúmeras exposições (1913-1935).
Na sua pintura Depero realizou forte síntese angular e geométrica dos motivos pictoricos escolhidos, em sua maioria baseados nas formas das plantas, insetos, flores e animais. Esses temas foram tratados com grande diversidade de contraste de cores, intensas e brilhantes, uma das características das obras do Futurismo italiano. Depero escreveu o Manifesto da Reconstrução Futurista do Universo, que, mais tarde, refez em parceria com Giacomo Balla, que o divulgou; os participantes assinaram o documento como Artistas Futuristas Abstracionistas (1915).
Depero criou a cenografia e figurinos para os balés Smenoff : Mimismagia (1916) e Zoo (1919), que ofereceu para os Balés Russos de Sergei Diaghilev: mas, essas obras nunca foram aceitas e encenadas. Neste período Depero continuou com sua pesquisa pessoal, construindo conjuntos de obras pictóricas às quais ele acrescentou sons e movimentos cinéticos. O artista produziu Móbiles (1918-1919). Depero escreveu poemas na linguagem que intitulou de Onoma, com a característica de inserir a mais pura analogia verbal.
Depero criou cenários fantasticos, animados mecânicamente, para o Balé Plastico [Balli Plastici]. A obra foi musicada por Alfredo Casella com quatro programas: Palhaço [Pagliacci]; O Homem de Baffi [L'Uomo dai Baffi]; O Urso Azul [L'Orso Azzurro] e O Selvagem [I Selvaggi] e foi encenada por Gilberto Clavel no Teatro dei Piccoli (Roma, 1918).
Depero fundou a Casa de Arte (Rovereto, 1919), para a qual ele produziu obras de Arte Aplicada como design e produção de mobiliário no seu estilo pessoal multicolorido, que resultou em móveis muito originais, laqueados em cores vivas. Os têxteis e as Tapeçarias de Depero, foram bordados por sua esposa Rosetta. Na pintura, Depero desenvolveu novo estilo (1917-); e, com desenhos ele ilustrou o livro de Gilberto Clavel, Un istituto per suicidi (Roma, 1918). Depero também propôs novas visões arquitetônicas de cidades suspensas, na arquitetura dinâmica e aérea. Depero executou murais nas paredes do Cabaré do Diabo, no Hotel Elite (Roma (1922-1923); ele inventou cenário fantástico que fez muito sucesso, baseado na complexa simbologia dos diversos estados de espírito.
Depero passou temporada em Nova York (1928), onde trabalhou como decorador: ele criou interiores para o restaurante Paglieri (1929). O artista voltou à Itália, onde fundou o Museu Depero, com suas obras que doou à bela cidade de Rovereto, no sopé dos Alpes Tiroleses, no vale da Lagarina.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 465.
PIERRE, J. El futurismo y el dadaísmo. Madrid: Aguilar, 1968,
p. 161.
Nenhum comentário:
Postar um comentário