O músico francês, pianista e compositor, nasceu em família de camponeses em Saint Germain-en-Laye, mas estudou música no Conservatório de Paris (1872-). O começo da vida do músico foi errante: ele viajou para a Rússia com o patrono de Piotr Ilich Tchaikovsky (v. o Grupo dos Cinco Músicos Russos). Debussy voltou à França e ganhou o Prêmio de Roma, quando ele passou dois anos estudando na Villa Médicis, onde conheceu Franz Liszt e Giuseppe Verdi.
Voltando a viver em Paris, Debussy fez amizade com os artistas Impressionistas e os escritores Simbolistas (v., Impressionismo, e Simbolismo). No século XX as composições de Debussy marcaram o balé apresentado nos palcos franceses, e europeus, devido às melodias extremamente delicadas, sensíveis, modernas voltadas especialmente para a dança.
Debussy criou os balés Rei Lear (1904); O Martírio de São Sebastião [Le Martyre de S. Sébastien] (1911); Khamma (1911-1912); a ópera Pélleas et Melissande (1893), com libreto de Maurice de Maeterlinck (Maurice Polydore Marie Bernard Maeterlinck, 1862-1949); e a ópera inacabada A queda da Casa de Usher [La Chute de la Maison de Usher], baseada no romance do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, além de inúmeras peças para piano. A fotografia de Debussy se encontra publicada (SHEAD, 1989).
Debussy ficou impressionado com a coreografia de autoria de Vaslav Nijinsky para o balé A tarde de um Fauno [L'Aprés Midi d'un Faune], que causou escândalo quando apresentado pelos Balés Russos da Companhia Teatral S. P. Diaghilev nos palcos parisienses. A música de Debussy foi depreciada na estréia, acusada de informalismo. Debussy também compôs o poema dançante Jogos [Jeux], que igualmente estreou com os Balés Russos (15 maio, 1913). No mesmo ano Debussy criou a delicada composição A Caixa de Brinquedos [La Boîte a Joujoux], um balé com libreto de André Hellé, encenado depois da morte do compositor pela companhia dos Balés Suecos [Ballets Suedois] (Paris, 1920-1924). Na época, a música para esse balé foi orquestrada pelo maestro francês André Caplet (Paris, 15 fev., 1921).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
DICIONÁRIO. THOMPSON, K. A Dictionary of Twentieth-Century Composers: 1911-1971. London: Farber & Farber, 1973. 666p. 16,5 x 24,5 cm.
DICIONÁRIO. KENNEDY, M. The Oxford Dictionaire of Music. Oxford: Oxford University Press, 1985, p. 100.
HAGER, B. Les Ballets Suedois. Translated by Ruth Sharman. London: Thames and Hudson, 1990,303p.: il., algumas color., p. 294.
SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989, 192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 29, 37, 38, 57, 63, 70, 125.
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