Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
1820-Hoje-GRUPO MULTIDISCIPLINAR (BRITÂNICO DA) SOCIEDADE (SECRETA DOS) APÓSTOLOS DE CAMBRIDGE OU DA SOCIEDADE CONVERSAZIONE DE CAMBRIDGE [CAMBRIDGE CONVERSAZIONE SOCIETY] (Universidade de Cambridge, Inglaterra).
GRUPO MULTIDISCIPLINAR (BRITÂNICO DA) SOCIEDADE (SECRETA DOS) APÓSTOLOS DE CAMBRIDGE OU DA SOCIEDADE CONVERSAZIONE DE CAMBRIDGE [CAMBRIDGE CONVERSAZIONE SOCIETY] (1820 - hoje, Universidade de Cambridge, Inglaterra).
Os Apóstolos de Cambridge, ou a Sociedade (Secreta) Conversazione de Cambridge, foi fundada pelo estudante George Tomlinson (1794-1863), que, posteriormente, se tornou Bispo de Gibraltar. O nome Apóstolos veio do fato que foram 12 seus primeiros associados: a Sociedade reuniu estudantes, mas, incluiu alunos formados na Universidade de Cambridge. Tradicionalmente nas tardes de sábado o apóstolo escolhido deveria proferir palestra especialmente preparada para o grupo, que seria discutida e votada. Seria ponto de honra que a questão votada apenas tangenciasse a debatida.
A hierarquia na Sociedade era formada pelos Anjos [Angels], membros escolhidos pertencentes ao grupo, que formados, deixaram a Universidade; os estudantes cotados para se tornarem membros eram chamados de Embriões [Embryos]; e os estudantes ativos no grupo, de Apóstolos, que mantinham relato escrito no Livro [Book] de cada um dos encontros do grupo desde a sua fundação (1820-). Os estudantes aplicavam para se tornarem Anjos: todos os Anjos encontravam os Apóstolos quando, em segredo, eram convidados por estes para jantarem na Universidade de Cambridge. A confraternização anual dos Apóstolos geralmente ocorria em outro jantar, oferecido em Londres. Somente depois da década de 1970 mulheres foram admitidas na Sociedade dos Apóstolos de Cambridge.
Havia encontro e ritual de iniciação para os Embriões passarem a pertencer à Sociedade. O filósofo Henry Sedgwick (1838-1900), antigo Apóstolo, declarou que:
[ …] o laço estabelecido com a sociedade foi muito mais forte do que o mais profundo laço corporativo que conhecí na minha vida […].
Os Apóstolos tornaram-se conhecidos depois da formação do dito Grupo (Britãnico) Bloomsbury (Londres, c. 1912-1941; v.). Nesse novo grupo se tornaram conhecidos muitos Apóstolos, personalidades destacadas mundialmente, no século XX como o economista, Barão John Maynard Keynes (1883-1948); o matemático, filósofo, escritor, ganhador do Prêmio Nobel, Bertrand Russell (III Earl Russell, Bertrand Arthur William Russell, 1872-1970); o biógrafo e ensaísta Lytton Strachey (Giles Lytton Strachey, 1880-1932), primo do artista plástico Henry Stachey (1863-1940), participante do Grupo do Novo Clube da Arte Inglesa¬ [NEAC], v.); e seu irmão, o filósofo James G. E. Moore (1873-1958); o crítico de arte e literatura e curador de mostras Sir Desmond McCarthy (Charles Otto Desmond McCarthy, 1877-1952); os escritores E. M. Forster (Edward Morgan Foster, 1879-1970); Roger Fry (1866-1934), crítico de arte, escritor, artista plástico e curador de mostras; o crítico de arte e literatura Clive Bell (Arthur Clive Heward Bell, 1881-1964); e o escritor e editor Leonard Sidney Woolf (1880-1969), marido de Virginia Woolf (Adeline Virginia Stephen, 1882-1941), que, se tornou o membro mais conhecido do Bloomsbury: dois de seus irmãos participaram do Grupo dos Apóstolos de Cambridge.
REFERÊNCIA SELECIONADA:
Wikipedia, the free encyclopedia. (2011). Cambridge Apostles. Disponível: http://en.wikipedia.org/wiki/Cambridge_Apostles
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário