Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
1934-1940 GRUPO (BELGA) DO SURREALISMO (Bruxelas, Bélgica).
1934-1940 GRUPO (BELGA) DO SURREALISMO (Bruxelas, Bélgica).
O poeta e escritor belga Marcel Lecomte (1900-1966) nasceu em Bruxelas e associou-se ao grupo belga dos artistas e escritores Surrealistas. O Surrealismo Belga foi bem diferente do francês: Édouard-Léon-Théodore Mesens (1903-1971) e Camille Ghislain Goemans (1900-1960), entre outros, editaram as revistas do expressivo ramo do movimento no país. Nas artes plásticas, René Magritte (René François Ghislain Magritte, 1898-1967), foi quem melhor captou o verdadeiro mistério surrealista. Participaram ativamente do grupo belga os escritores Marcel Lecomte, Marcel Marien (1920-1993), Camille Goemans, Paul Nougé (1895-1967), Jean Scutenaire (1905-1987) e André Souris (1899-1970), entre outros.
A primeira revista publicada por Goemans, Lecomte, Magritte e Mesens foi Période [Período] (Bruxelas, 1924). Na época Mesens declarou que ocorreu fato misterioso, que resultou na divisão do grupo belga em dois grupos distintos, que publicaram diversas revistas. Magritte e Mesens publicaram Oesophage [Esofago] (março, 1925 - final de 1926), com quatro números, sendo um duplo (2/3, julho, 1926, com capa de Francis Picabia). O último número recebeu contribuições conjuntas dos escritores belgas em Adeus a Marie [Adieu a Marie] homenagem à pintora francesa Marie Laurencin (1885-1957), assinada M. Lecomte, C. Goemans, P. Nougé, Paul Hooremen e A. Souris.
A revista Distances [Distâncias] (1928) foi publicada com três números, sucessivos (n. 1, fevereiro, com o suplemento Cadernos da Bélgica [Cahiers de Belgique]. Lecomte colaborou com o texto A pureza da esperança [La pureté de l'espoir] (n. 1) e publicou o poema O viajante imóvel [Le voyager immobile] (n. 2, março); e, com ilustração de Goemans, O mistério revelado dos gestos [Le mystère éveille des gestes] (n. 3, abril, 1928).
Foi lançada a revista L'Invention Collective [Invenção Coletiva] (n. 1, fevereiro. 1940; n. 2, abril, 1940), a última revista do Surrealismo belga, na qual Lecomte colaborou com A vertigem do instante [Le vertige de l'instant] (n. 1); e com À propósito do Ponto Branco [À propos du Point Blanc] (n. 2). Nessa publicação colaboraram muitos artistas plásticos e escritores como Pierre Mabille (1904-1952), André Breton (1896-1966), Irene Hamoir (1906-1994), M. Marien, J. Scutenaire, Achille Chavée (1906-1969), Raoul Ubac (1911-1983), Pol Bury (1922-2005), Paul Delvaux (1897-1944) e Louis van de Spigele.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., pp. 331-337.
PIERRE, José. L'Univers Surréaliste. Paris: Ed. Aimery Somogy, 1983, p. 316
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