segunda-feira, 6 de julho de 2015

BIOGRAFIA: ROBERTS, William Patrick (1895-1980).

BIOGRAFIA: ROBERTS, William Patrick (1895-1980). O artista nasceu em Londres (Inglaterra) e estudou na Escola de Arte Slade (Londres, 1910-1913); ele trabalhou nos Ateliês Ômega [Omega Workshops] de Roger Fry (1866-1934). O artista viajou para a França e Itália; na volta ele participou do Vorticismo, movimento também conhecido como Vortex Inglês [English Vortex]. O grupo vanguardista lançou, editada por Percy Wyndham Lewis (18854-1957) e patrocinada por Kate Lechmere (1887-1976) a Rajada: Revista do Grande Vortex Inglês [Blast Review of The Great English Vortex], com dois números (n. 01, 20 junho, 1914, lançado em 2 de julho, 1914; e o dito, Número de Guerra, n. 02, jul., 1915). As revistas receberam a participação do poeta norte-americano Ezra Pound (1885-1972), do fotógrafo Alvim Coburn (1882-1966) e de Wyndham Lewis (18854-1957), entre outros artistas do grupo. Roberts assinou o Manifesto Vorticista [Vorticist Manifesto], redigido por Lewis, publicado na revista (n. 01). Roberts participou das duas mostras nacionais do grupo Vorticista, sendo a primeira realizada nas Doré Galleries (Londres, 10 junho, 1915) e a segunda na Leicester Gallery (1º agosto, 1916). A terceira e última mostra do grupo realizou-se na Galeria Penguin, graças à colaboração do amigo de Pound, o colecionador das obras Vorticistas, John Quinn (Nova York, 10 janeiro, 1917). Roberts foi amigo de David Bomberg (1890-1957), principal artista do Abstracionismo Geométrico inglês, um dos mais injustiçados na história da arte, que, posteriormente participou do dito, Segundo Grupo de Londres. As obras de Roberts participaram da mostra intitulada Wyndham Lewis e Vorticismo [Wyndham Lewis and Vorticism], que homenageou os Vorticistas ingleses, reunindo todos na Tate Gallery (Londres, 1956). A exposição apresentou 150 obras de Lewis associadas à pequena seleção de obras dos outros artistas do grupo, sendo colocado no catálogo que este núcleo participava a fim de fornecer a indicação do efeito do impacto das obras de Lewis sobre seus contemporâneos. Roberts ficou indignado e sentiu-se diretamente atingido com a colocação que, […] levaria os não iniciados a suporem que os artistas designados como “Outros Vorticistas” seriam, de algum modo, subservientes a Lewis […]. Roberts publicou seus ditos, Panfletos Vortex, reclamando incisivamente contra a exposição, a cobertura da imprensa e a descrição de sua carreira, publicada por Sir John Rothenstein diretor da Galeria Tate, em Pintores Ingleses Modernos [Modern English Painters]. Divulgando sua própria obra Roberts publicou Algumas Abstrações e Obras Cubistas Precursoras, 1913-1920 [Some Early Abstract and Cubist Work 1913–1920] (Londres, 1957), primeiro livro de coleção de reproduções de suas pinturas, com prefácios de algum modo polêmicos. William Roberts, que foi um dos poucos alunos do francês Edgar Degas (1834-1917), pintou o Retrato dos Vorticistas (1961-1962), que se encontra reproduzido (ACKROYD, 1991). Roberts foi homenageado com mostra retrospectiva de suas obras realizada na Hayward Gallery (Londres, 1974): ele publicou o livro Defendendo os Cubistas Ingleses (In Defense of English Cubists, Londres, 1974). Obras de Roberts participaram, décadas mais tarde, da mostra Vorticismo e Seus Aliados [Vorticism and its Allies], na Hayward Gallery (Londres, 1985). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: AKROYD, P. Vidas Literárias: Ezra Pound. Tradução de Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1991, p. 37. Blast Manifesto (PDF - 228k), PDF documents require Adobe Acrobat. Retrieved from: http://www.wwnorton.com/college/english/nael/20century/topic_2_05/blast.htm Acessed in: November 11, 2013. BRETTE, A. Formulation d' un groupe rebelle à l' Exposition d' Octobre 1913. Traduction de Thérèze Fossatti. Apud CATÁLOGO. CORK, R.; ELIOT, T. S.; KENNER, H.; LEMAIRE, G-G.; LEWIS, W.; McLUHAN, M.; POUND, E.; RODITI, É.; WEST, R. Windham Lewis et le Vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Pandora Ed., 1982, pp. 122-147. (Cahiers Pour un Temps). CHILVERS, I. A Dictionary of 20th century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998. 670p., pp. 258, 521. (Oxford reference). 24 x 16 cm. LEMAIRE, G-G. Prolégomènes au Vorticisme: Flux et Reflux en Angleterre. Traduction de Gérard Georges Lemaire. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982, pp. 11-16. (Cahiers pour un temps). LEWIS, W. Wyndham Lewis et le vorticisme. Traduction de Thérèse Fossatti. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982, pp. 17-31. (Cahiers pour un temps). LEWIS, W. Vive le Vortex! Traduction de Gérard Georges Lemaire. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. In Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982, pp. 31-35. (Cahiers pour un temps). William Roberts (painter). From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 02 August 2013. Retrieved from: http://en.wikipedia.org/wiki/William_Roberts_(painter) Acessed in: Novemnber 29, 2013.

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