Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
segunda-feira, 6 de julho de 2015
1933-1936-GRUPO (BRITÂNICO) UNIDADE UM [UNIT ONE](Londres, 1933-1936).
GRUPO (BRITÂNICO) UNIDADE UM [UNIT ONE](Londres, 1933-1936).
Destaques; NASH, Paul e Henry MOORE.
Participaram do grupo os artistas plásticos John Amstrong (1893-1973), John Bigge (1892-1973), Tristan Hillier (1905-1983); Francis Hodgkins (1870-1947) e os arquitetos Coater Wells, Lucas Colin (Lucas Anderson Colin, 1906-1984) e Edward Burra (1905-1976), bem como os pintores Ben Nicholson (1894-1982), Paul Nash (1889-1946), Christopher Nevinson (Christopher Richard Wynne Nevinson, (1889-1946) e Edward Wadsworth (1889-1949); e os escultores Henry Moore (1898-1986) e Barbara Hepworth (1903-1975), entre outros. Os artistas deste grupo realizaram uma única mostra conjunta na Mayor Gallery (Londres, 1934). Herbert Read (1893-1968) publicou o livro Unidade Um: o Movimento Moderno [Unit One: the Modern Movement], lançado em Londres (abril, 1934), que abrangeu a Arquitetura, bem como a Pintura e a Escultura. Read e Moore lançaram o Manifesto da Arte Inglesa [English Art Manifesto] (Londres, 1934). Nash escreveu carta ao jornal London Times [Tempos Londrinos] divulgando o Manifesto da Arte Inglesa [English Art Manifesto] (12 Junho, 1934), lançado por ele e H. Read (Londres). Posteriormente Read organizou, juntamente com o Surrealista belga E.L.T. Mesens (Édouard-Léon-Théodore Mesens, 1903-1971) e Roland Penrose (1900-1984), a primeira Exposição Internacional do Surrealismo (Londres, 1936). Nessa importante mostra participaram as obras dos artistas do Grupo Unidade Um, inclusive esculturas de H. Moore.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., p. 17.
Lucas Colin. BBC. Retrieved from:
http://www.bbc.co.uk/legacies/heritage/england/berkshire/article_1.shtml
Acessed in: July 06, 2015.
LUCIE-SMITH, E. Art Today. Oxford: Phaidon Press, 1977. 417p.: il., retrs., p. 351.
NÉRET, G. 30 ans d'art moderne: peintres et sculpteurs. Fribourg: Office du livre, 1988. 248p.: il., pp. 122, 238.
PIERRE, J. L'Univers Surréaliste. Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1983, p. 320.
RAGON, M..Journal de l´Art Abstrait. Genève: Skira, 1992. 163p: il., pp. 51, 107.
TESCH, J.; HOLLMANN, J. Icons of Art: the 20th Century. New York: Ekhardt Hollman, Prestel, 1997. 216p.: il., p. 82.
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