domingo, 17 de fevereiro de 2013


 
HISTÓRIA DO PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU: OS NABIS. TEATRO DA OBRA OU TEATRO LUGNÉ-POE [THÉÂTRE DE L´OEUVRE OU THÉÂTRE LUGNÉ-POE] (Paris, 1893-1930).

 
 
Um dos agregados ao Grupo dos Nabis (v.), foi o ator e diretor teatral Aurélien Lugné, colega dos principais artistas das vanguardas parisienses que estudaram no renomado Liceu Condorcet. Lugné, depois que adotou no sobrenome como
complemento o sobrenome do admirável escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849): ele tornou-se Lugné-Poe, divulgador do trabalho de Paul Sérusier (1868-1941), Pierre Bonnard (1867-1947), do poeta Simbolista belga Albert Mockel (1866-1945), do poeta americano Stuart Merrill (1863-1915), do escritor, ensaísta e poeta Simbolista, amigo de Paul Gauguin, Charles Morice (1860-1919), e de Adolphe Retté ou  Harold Swan (1863-1930), que levaram-no à frequentar o Teatro de Arte de Paul Fort (1872-1960).
Pouco tempo depois, Lugné-Poe fundou com o escritor e crítico de arte Camille Mauclair (1872-1945) o Teatro da Obra [Théâtre de L`Oeuvre].
A história desse teatro pode ser dividida em duas fases: a primeira, dita, Simbolista (1893-1899), quando foram encenadas importantes peças teatrais, principalmente obras do norueguês Henrik Ibsen (1828-1906), como Romersholm; Um inimigo do povo (nov. 1893); Solness, o Construtor (abr., 1894); O pequeno Eyolf (maio, 1895); Brand (jun, 1895); Os Sustentáculos da Sociedade (jun., 1896); Peer Gynt (nov., 1896) e Jean-Gabriel Borkman (nov., 1897). Ibsen ficou conhecido como escritor de dramas, associado ao ápice do sucesso do movimento do Simbolismo (v.). Ainda na primeira fase podemos incluir a representação da peça Ubu-Roi [Ubu Rei], do inventor da Patafísica, Alfred Jarry (1873-1907), influente sobre as vanguardas francesas (1895-).
Na segunda fase do Teatro da Obra (1900-1930) Lugné-Poe encenou obras do belga Maurice.de Maeterlinck (1862-1949), entre autores escandinavos como as peças do norueguês, Premio Nobel de Literatura (1903), Bjørnstjerne Bjørnson (1832-1910); do dinamarquês Herman Joachim Bang (1857-1912), e do sueco Johan August Strindberg (1849-1912). Lugné-Poe também encenou peças de outros autores internacionais, ingleses como William Shakespeare (batizado em 1564-1616) e Oscar Wilde (1854-1900); de italianos como Gabrielle D'Annunzio (1873-1938); de russos como do ucraniano Nicolay Gógol (1809-1852; v. biografia no meu Blog: http://arterussaesovietica.blogspot.com) e de Anton Tchekov (1860-1904); de alemães como Gerhardt Hauptmann (1862-1946) e de belgas como Fernand Crommelynck (1886-1970), entre outros.

Lugné-Poe se casou (1898) com Suzanne Després (1875-1951), que se transformou em comediante de prestígio internacional; ela debutou no Teatro da Obra (jan., 1895). A atriz se destacou também nos papéis dramáticos, nas peças de H. Ibsen, entre outras. A artista representou grande apoio para Lugné-Poe, que admitiu a influência de sua força, sobretudo no Teatro da Obra, que, logo no início da década de 1930, fechou definitivamente as portas.

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