OS NABIS. BIOGRAFIA: MAILLOL, Aristide (1861-1944).
Pintor e escultor vanguardista francês de origem catalã Maillol tornou-se conhecido também como um dos mais proeminentes professores da Academia La Belle Chaumnière, onde formou centenas de alunos destacados na Escultura, inclusive Alberto Giacometti. Depois de ter sido rejeitado pela Escola Nacional Superior de Belas Artes (1881), o artista tornou-se aluno de Auguste Rodin, considerado como o maior escultor francês de sua época. Maillol foi aluno do pintor Alexandre Cabanel, que também lecionava nas Belas Artes e conheceu Paul Gauguin, cuja influência mostrou-se decisiva na sua estética.
Maillol participou do Grupo dos Nabis (Profetas, em hebreu arcaico, 1893), na época em que foi influenciado pela obra pictórica de Maurice Denis e do muralista Pierre Puvis de Chavannes, entre outros. Inicialmente Maillol pintou, quando criou a obra quase Impressionista Mulher com Guarda-sol (sd, óleo/ tela, 190 cm x 149 cm), que pertence ao acervo do Museu d' Orsay, Paris, e se encontra reproduzida (BONFANTE-WARREN, 2000). Na fase Nabis, Maillol desenhou tapeçarias; mas sobreveio-lhe a infecção ocular que quase cegou-o e impediu-o de continuar com sua atividade pictórica. Nessa época Maillol começou a esculpir uma série de pequenas estatuetas, entre as quais destacamos Jovem ajoelhada (Jeune fille agenouillée, 1900, bronze, h = 20 cm, assinada 2/6, fundição Alexis Rudier, Paris), a qual se seguiu a série de obras de pequenas dimensões com o tema de nus femininos expressos com grande delicadeza, sensibilidade e perfeição nas formas arredondadas e plenas. Maillol declarou:
[...] o detalhe não me interessa, quero a idéia geral [...] em uma jovem, vejo todas as jovens do mundo [...]
A citação e as fotografias de algumas obras desta série de pequenas esculturas de Maillol se encontram reproduzidas no catálogo da mostra da qual participaram, realizada na Fundação de L' Hermitage, Lausanne,Suiça (DAULTE, 1985: 143). A obra de Maillol tornou-se conhecida justamente pelos muitos nus femininos de formas generosas que mostravam o grande poder de síntese do artista, que depois ficou conhecido pelas esculturas de grandes dimensões, de tamanho natural como sua Banhista sem Braço (1921, bronze, 179 cm x 47,50 cm x 46,1 cm, doação do Banco Safra), que se encontra em exposição na mostra permanente de esculturas na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Outra bela obra de Maillol foi Mediterrânea ou A Pensadora (1905-1923, mármore branco, 109,6 cm x 117 cm x 68 cm), no acervo do Museu d'Orsay, Paris, que se encontra reproduzida (BONFANTE-WARREN, 2000).
Na obra pictórica de Maillol sobressai o fato de que um dos quadros dele foi bastante influenciado por uma das pinturas mais conhecidas de Paul Gauguin. Maillol utilizou o mesmo tipo de tema e composição inspirada na obra A Onda (La Vague, 1898, óleo/ cartão, 22 cm x 27 cm, Paris, na coleção Dina Vierny), pintura inspirada na obra Ondine (1889), de Gauguin: ambos os quadros se encontram reproduzidos, lado a lado (CLAY, 1973). As esculturas O Mar (La Mer, 1895) e A Noite (La Nuit, 1902), que se encontram reproduzidas (CASSOU, 1988), permitem a idéia aproximada do principal tema abordado nas obras de Maillol. A obra do artista pertence aos acervos dos maiores museus do mundo, sempre privilegiando a temática do nu feminino.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
BONFANTE-WARREN, Alexandra. The Musée D' Orsay. New York: Barnes and Noble, 2000, pp. 215, 274.
CLAY, Jean (Org.) Impressionism. Secaucus, New Jersey: 1973, pp. 252, 253.
CATÁLOGO. DAULTE, F. De Cézanne a Picasso dans les collections Romandes. Lausanne: Fondation de L'Hermitage, 15 juin – 20 oct., 1985,, p. 143.
ENCICLOPÉDIA. CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, pp. 99-100.
GIBSON, M, NERET, G. Symbolism; Figures du Moderne, 1905-1914. Cologne: Benedikt Taschen, 1992, 1995. 255p.: il., pp. 236, 252.
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