SEGUNDA PARTE: MASSINE, COREÓGRAFO INTERNACIONAL.
A partir da década de 1930 Massine tornou-se um dos principais coreógrafos europeus, renomado, graças a seu excepcional talento e ao aprendizado intensivo realizado com os Ballets Russes de Sergey Diaghilev. Dois anos depois do encerramento dos Balés Russos Massine encontrava-se na Itália, Fokine em Paris, Balanchine em Copenhagen e Bronislava Nijinska em Florença (1931).
Diaghilev deixou seu último contrato para ser cumprido com Raoul Gunsburg, então diretor da Ópera de Monte Carlo. Gunsburg e seu Maître de Ballet, René Blum, esperavam herdar os Ballets Russes de Diaghilev. Na época, foi elaborado o programa de companhias visitantes, entre essas estava incluída a Cia. dos Ballets du Théâtre du Champs Elysées (1931), formada e dirigida por antigo oficial cossaco russo, o Colonel de Basil. A companhia contratou Georges Balanchine como Maître de Ballet, Bóris Kochno como diretor de arte e Sergey Grigoriev como diretor geral. Foram contratados os principais bailarinos remanescentes dos Balés Russos. Foram encenados alguns balés, coreografados por Balanchine; o contrato de Balanchine com a Companhia dos Ballets du Théâtre du Champs Elysées terminou, e não foi renovado (1933).
No momento em que os balés russos se dispersaram, Massine adquiriu vários figurinos da companhia e também conservou muitas das anotações referentes a outros espetáculos do repertório dos Balés Russos. Na ocasião, Massine tornou-se figura mais interessante para ser contratado pela Cia. dos Ballets du Théâtre du Champs Elysées, do que George Balanchine, que não era bailarino, sómente coreógrafo. Massine assumiu o lugar de Balanchine e voltou, com carga total, à principal atividade de coreógrafo. Massine reencenou o balé do repertório dos Balés Russos, Jogos Infantís [Jeux d'Enfants], conhecido como Jogos [Jeux], com música da Suite de Georges Bizet, coreografado por ele, com cenários de Joan Miró. Massine continuou assim sua carreira internacional de coreógrafo, que levou-o a muitos teatros através do mundo, inclusive no Brasil.
Tatiana Leskova, que se tornou a principal diretora do balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, convidou Massine para coreografar o Hino à Beleza, balé com música do maestro Francisco Mignone. Massine remontou A Boutique Caprichosa [La Boutique Fantasque], com música de Rossini adaptada por Ottorino Respighi, para o qual ele idealizara anteriormente ambientação em uma loja de brinquedos do século XVIII. Esse balé estreou com a cenografia de André Derain: e o balé O Tricórnio, ambos os balés seus sucessos anteriores no repertório dos Ballets Russes. Foi também encenado o balé Alegria Parisiense [Gaieté Parisiense]. Esses balés marcaram a carreira de Tatiana Leskova, que convidou bailarinos como Lupe Serrano, Michael Land, Maria Talchieff e André Eglevsky para dançarem nos palcos cariocas. Leskova sugeriu a Massine remontar Os Presságios [Les Pressages], e, quando Massine alegou não lembrar-se da coreografia do balé, ele sugeriu que Leskova, que havia dançado este balé com a Cia. do Original Ballet Russo, remontasse sozinha a obra. Tatiana pediu ajuda a Nina Verchinina, que ensinou-lhe a coreografia original; e a sua antiga colega Lorna Kay, que anteriormente dançou no espetáculo, juntamente com o corpo de baile. O grupo conseguiu ainda filme amador, mandado da Europa por um amigo de Leskova, que, para o mais completo espanto de Massine remontou o balé, respeitando integralmente a versão original. Ficou assim estabelecida a relação do grande coreógrafo com a arte da dança no Brasil.
A capacidade demonstrada por Leskova na remontagem da antiga coreografia de Massine, levou o coreógrafo a considerar a bailarina como uma das remontadoras oficiais de seus balés. Leskova posteriormente remontou várias das antigas coreografias de Massine: para os Balés da Ópera de Paris, Balé Nacional da Holanda, o Balé Real [Royal Ballet] (Londres), o Balé de Birmingham, o Balé Joffrey e o Balé da Ópera de Nice. Massine convidou Leskova para ajudá-lo na Temporada Anual do Balé de Nervi (Itália, 1959), quando Leskova trabalhou na remontagem de Choreartium para a nova companhia, que estreou em julho do ano seguinte (1960).
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