terça-feira, 17 de abril de 2012

GLOSSÁRIO: TÉCNICAS NA ARTE (INTERNACIONAL),

FOTOMONTAGEM NA ARTE GRÁFICA SOVIÉTICA (Moscou, c.1918-1932).

Na URSS foi de autoria de Alexander Rodchenko o primeiro livro soviético ilustrado com Fotomontagens: Pro Eto [Para ela] (c. 1922), dedicado à Lili Brik, com texto de seu amigo e poeta apaixonado, V. V. Maiakovsky. As imagens originais de Rodchenko estiveram em exposição na mostra com curadoria de Evandro Salles, a Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB - Rio de Janeiro, 2002).
A artista russa, Valentina Kodasevic (1894-1970), se destacou nas Artes Gráficas soviéticas: ela criou cartazes, ilustrações e capas de livros. As obras dela participaram da Exposição Internacional do Livro (Florença, 1922). O artista gráfico Gustav Klutsis (1895-c.1944), foi colaborador da revista de cinema e fotografia Kino Fot [Cine Foto] (1922), editada por Aleksey Gan (1893-1940). As obras de Klutsis participaram da I Mostra Internacional de Arte Russa, realizada na Galeria Van Diemenn (Berlim, 1922). No ano seguinte o artista tornou-se colaborador e redator da revista editada por V. V. Mayakowsky, a Lef/ Frente Esquerdista das Artes (1923-1925; v.). Obras de Klutsis participaram da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, dita, Exposição Universal (Paris, 1925). Foi nessa época que Klutsis ilustrou o poema de Maiakowsky dedicado a Lênin, com 3000 versos; e organizou, juntamente com El Lissitsky, a mostra de Artes Gráficas denominada de Exposição Pan-Soviética de Poligrafia (Moscou, 1927). Foi criação de Gustav Klutsis, a primeira aplicação da técnica de Fotomontagem em cartões postais; o artista Construtivista participou do Congresso FIFO - Filme e Fotografia (Stuttgart, 1929; v. Cinema);          
A artista russa Valentina Kulagina-Klutsis, criou suas primeiras obras na técnica de Fotomontagem (1925) e, juntamente com seu marido Gustav Klutsis, organizou a Seção de Fotografia da URSS; e Klutsis criou a seção A Jornada de Trabalho de Sete Horas, na mostra internacional Pressa [Imprensa] (Colônia, 1928), na qual também trabalhou Sergei Yacovlevich Senkin (1894-1963).
Kulagina e Klutsis aderiram ao grupo multidisciplinar internacional Outubro (Stuttgart, 1928: Moscou, 1930-1932),  formado na Alemanha com a adesão de artistas de várias nacionalidades. Obras de Kulagina e Klutsis participaram da exposição do Grupo Outubro (Moscou, 1930); da Exposicão de Fotomontagens (Berlim, 1931); e da mostra Cartazes à serviço do Plano Quinquenal de Moscou (Moscou,1932). Klutsis escreveu o texto teórico A fotomontagem como forma da nova arte publicitária, publicado inicialmente na revista Izo-Front (Moscou, 1931) e, traduzido como Fotomontage Austellung (Berlin: 1931). Vários dos cartazes criados por Klutsis e esposa,  Valentina Koulagina-Klutsis participaram da mostra que publicou catálogo ilustrado, Gráfica Utópica, Arte Gráfica Russa 1904-1942, realizada com curadoria de Evandro Salles no CCBB (Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, 2001-2002).
A exposição Recorte & Cole: Fotomontagens Européias 1920-1945 [Cut & Paste: European Photomontage 1920-1945], na Coleção Estorick de Arte Moderna Italiana, ofereceu a oportunidade do público apreciar obras de grandes precurssores e inovadores, criadores de fotomontagens com tesoura, cola, pincel e tinta para retoque. Essa mostra possibilitou a redescoberta das fontes das imagens modernas, através da apresentação conjunta das obras de artistas mais, e menos conhecidos (Londres, 39 Canonbury Square, Islinghton, dez.,  2008).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.;.WEBER, J. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10May, 12992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732 p.: il., pp. 03, 06, 21. ALBERA, F. Eisenstein e o construtivismo russo - A dramaturgia da forma em "Stuttgart". Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac e Naify, 2002,

DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Le dictionnaire mondial de la photographie: la photographie des origines a nos jours. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Larousse, 1994. 735p.: il., retrs., p. 340.
DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: il., p. 341.
INTERNET. Art Knowledge News - Keeping You in Touch with the World of Art...Disponível: "Art News" <signups@artknowledgenews.com>.Acesso: 02 jan., 2011.
INTERNET. Russian Art and Books. © Helix Art Center 2009 powered by bibliopolis terms, Imperial, Soviet and Emigrant Paintings. Personalia. Pages 01-26. Disponível: <http://www.russianartandbooks.com/cgi-bin/russianart/view/Information.html> Acesso: 15 nov., 2009.
LECLANCHE-BOULÉ, C. Le Construtivisme Russe: typographies et photomontages. Documentation Marc Martin-Malburet. Paris: Flammarion, 1991. 173p.: il., retrs., pp. 62, 66, 68, 151.
CATÁLOGO. SALLES, E. (Cur,). Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942. Rio de Janeiro: CCBB/ Centro Cultural Banco do Brasil, 2002, pp. 60-61, 82-83, 156-157.

Nenhum comentário:

Postar um comentário