SURVAGE, Leopold: Leopold Friedrich Sturzwage (1879-1968).
O jovem Survage visitou a residência do colecionador russo de arte Sergei Shchukine (Moscou), pela qual ficou fascinado; nessa época o rico acervo incluía muitas pinturas dos artistas das vanguardas francesas, como as de Henri Matisse e Pablo Picasso. Survage tornou-se ilustrador e colaborador da revista O Velo de Ouro [Zolotoye Runo], do grupo homônimo (1907-1910). Na época Survage coordenou três mostras de arte muito importantes, sendo duas com a participação de obras das vanguardas francesas, apresentadas em conjunto com pinturas das vanguardas russas, e a última mostra do grupo somente apresentando obras das vanguardas russas. Survage também expôs suas obras com o grupo vanguardista Valete de Diamantes [Bubnovy Valet], organizado por Mikhail Larionov.
Quando Survage foi viver em Paris, ele foi morar na A Colméia [La Ruche] (v. nas Postagens Antigas), onde estabeleceu vínculos de amizade com vários artistas das vanguardas russas e francesas, como Alexander Archipenko, Sergei Marcoussis, Guillaume Apollinaire e Blaise Cendrars (1908-). Survage participou com suas obras nas mostras Cubistas do grupo da Seção de Ouro [Section d'Or] (Paris, 1911-1925), entre outras. Nesta época, a música influenciou vários outros vanguardistas; foi a música que deu a idéia a Survage de animar imagens coloridas com ritmos, utilizando as novas técnicas cinematográficas (1912-1913). Survage pintou mais de cem cartões rítmicos coloridos, destinados à produzir um filme de animação: o artista foi apoiado pelo intelectual e poeta G. Apollinaire, que divulgou o seu manifesto O Ritmo Colorido [Le Rythme Colorée] (1914) publicando-o na revista que ele editava, Les Soirées de Paris [As Noites de Paris] (1912-1914).
Survage inspirou-se nas obras mostradas nas exposições dos artistas Futuristas italianos (Paris, 1912-1914), cuja arte procurou inicialmente pintar o movimento em Abstrações multicoloridas. No entanto, a chegada da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) inviabilizou os planos da produção cinematográfica, que haviam sido entusiásticamente apoiados por Apollinaire e Cendrars. Como Apollinaire morreu ao final da guerra (gripe Espanhola, 1918), o projeto foi arquivado. Survage tornou-se artista pouco conhecido, notado apenas por algumas de suas esculturas de influência Cubista.
Survage criou os cenários e figurinos para a ópera Mavra (1922), encenada pelos Ballets Russes [Balés Russos], com música de Igor Stravinsky, que estreou nos palcos parisienses (03 jun., 1922). Sobre Mavra, com cenários de Survage, não temos maiores detalhes sobre a apresentação: dificilmente a ópera fez sucesso na temporada, pois nunca foi reapresentada pela Companhia Teatral S. P. Diaghilev. A participação de Léopold Survage como cenógrafo e figurinista para os Ballets Russes limitou-se a esta única produção.
Survage colaborou com a revista SIC/ Sons, Images, Couleurs [SIC/ Sons, Imagens, Cores], de Pierre-Albert Birot; e com a publicação final do Dadaísmo parisiense, a revista editada pelo poeta romeno Tristan Tzara, O Coração Barbado [Le Coeur à Barbe] (Paris, 1923).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 582.
O artista plástico nasceu na Lituânia, no período em que ste território pertencia à Rússia. Survage artista que estudou arte e música em Moscou, emigrou, naturalizou-se francês, viveu e faleceu em Paris. CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 582.
DICIONÁRIO. SCHMIED, W.; WITFORD, F.; ZOLLNER, F. The Prestel Dictionary of Art and Artists in the 20th century. Munich – London - New York: Prestel, 2000. 383p.: il., p. 314.
SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989.192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 120.
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