quarta-feira, 11 de abril de 2012

SUDEIKIN, Sergei Yurevich (1882-1946).

SUDEIKIN, Sergei Yurevich (1882-1946).

O artista plástico e cenógrafo russo nasceu em São Petersburgo e faleceu em Nova York. Sudeikin foi aluno de K. A. Korovin, no Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura (Moscou). O artista seguiu também o curso da Academia de Belas Artes (São Petersburgo, 1909-1911). Sudeikin aderiu ao grupo Mundo da Arte [Mir Iskusstva]: foi nessa época que Sudeikin conheceu Sergei Diaghilev, que promoveu a primeira Semana de Arte Russa (Paris, 1907; 1908).

Na última década do século XIX, Sudeikin trabalhou para a Ópera Privada Russa, no teatro particular de Sergei Mamontov (Moscou). Sudeikin colaborou, anos mais tarde, com o Teatro - Estúdio Povarskaya, que depois se transformou no MChAT/ Teatro de Arte de Moscou, mais conhecido como o Teatro - Escola de Vsevolod Meyerhold (Moscou, 1905). Sudeikin trabalhou na Casa do Intervalo (Moscou, 1910-1911).

Sudeikin e sua esposa, Vera Sudeikina, enviaram mensagem para Diaghilev que se encontrava em Paris, através do jovem Bóris Kochno, que se tornou figura proeminente nos bastidores do balé no século XX. É provável que esta mensagem transmitisse o desejo de Sudeikin e de sua esposa Vera trabalharem para a Companhia Teatral S. P. Diaghilev, sediada em Paris. O artista e sua esposa viajaram para Paris e se associaram aos Ballets Russes, para quem encenaram, com os desenhos de Léon Bakst, os cenários e figurinos do Entardecer de Um Fauno [L'Après Midi d'un Faune], que estreou no Théâtre du Champs Elysées (29 maio, 1913).

Sudeikin e Sudeikina também colaboraram para a montagem de A Sagração da Primavera [Le Sacre du Primptemps], com música de Igor Stravinsky, cenários de Nicolai Roerich, que estreou na mesma temporada (1913). E a próxima obra foi A Tragédia de Salomé (1913), com música de Florent Schmitt e coreografia de Bóris Romanov, que a futura estrela da companhia, Tamara Kasarvina dançou, com cenários e figurinos de Sergei Sudeikin. Infelizmente este balé não obteve nenhum sucesso. A companhia seguiu para suas apresentações londrinas, onde, pela primeira vez, foi apresentada a ópera russa Ivan, o Terrível, além de três novos balés.

Vera Sudeikina tornou-se a principal encarregada dos figurinos dos Ballets Russes, onde trabalhou durante décadas. Na Companhia Teatral S.P. Diaghilev, Vera conheceu o músico Igor Stravinsky. Na década de 1940, depois que Stravinsky perdeu sua esposa e sua mãe e foi viver nos Estados Unidos, onde naturalizou-se, Vera Sudeikina, que enviuvou, tornou-se sua segunda esposa.

Sudeikin viveu em Nova York, onde faleceu (1946). Obras dele participaram da mostra Rússia, 1900-1930: Arte Cenográfica, [Rúsia 1900-1930: l'Arte della Scena], mostra que publicou catálogo ilustrado, organizada com o acervo do Museu Teatral Estatal Central A. A. Bakhruchin (Moscou), na Galeria Electa (Milão, 1990).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, D. (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa.

SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989.192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 58-59, 70-71, 111-112, 127, 171.
Moscou: Museu Bachrusín, 1990, p. 126. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário