segunda-feira, 6 de julho de 2015

BIOGRAFIA: DISMORR, Jessica Stewart (1885-1939).

BIOGRAFIA: DISMORR, Jessica Stewart (1885-1939). A artista plástica nasceu em Grovesend (Inglaterra); ela estudou na Escola de Arte Slade (Londres, 1902-1903) e na Academia A Paleta [La Pallette] (Paris, 1910-1913), de Jean Metzinger (1883-1956). Voltando a viver em Londres, Dismorr participou da Segunda Mostra Pós-Impressionista e Futurista [Second Post-Impressionist and Futurist Exibition] nas Galerias Grafton (1913). Participaram obras dos arquitetos Frederick Etchells (1896-1973) e Charles David Ginner (1878-1952); do fotógrafo norte-americano posteriormente naturalizado, Alvim Langdon Coburn (1882-1966); dos escultores Sir Jacob Epstein (1880-1959) e do francês Henri Gaudier-Brzeska (1891-1915); dos artistas plásticos Harold Gilman (Harold John Wilde Gilman, 1876-1919), Spencer Frederick Gore (Freddy, 1878-1914), Cuthebert Hamilton (1884-1959), Percy Whyndham Lewis (1884-1957), Christopher Nevinson (Christopher Richard Wynne Nevinson, 1889-1946), Helen Saunders (1885-1963) e Edward Wadsworth (1889-1949), entre outros. Dismorr participou do Salão do AAA, da Associação dos Artistas Aliados [Allied Artists Association], que expôs obras de Atkinson, Lewis e Nevinson, entre outros (Londres, 1913); e do Salão de Outono (Paris, 1913). Dismorr se associou ao grupo considerado precursor das vanguardas inglesas no século XX, o do Vortex Inglês ou Vorticista. Esse novo grupo foi organizado por Percy Wyndham Lewis (1884-1957) e pelo poeta Ezra Pound (1885-1972), norte-americano que vivia em Londres. Foram publicados dois números da Rajada: Revista do Grande Vortex Inglês [Blast Review of The Great English Vortex], que Kate Lechmere (1887-1976) financiou, Lewis editou e lançou (n. 01, 20 junho; lançado em 2 de julho, 1914; e o dito, Número de Guerra, n. 02, julho, 1915). Nas revistas foram publicados os principais textos teóricos do movimento, inclusive o Manifesto Vorticista [Vorticist Manifesto], do qual Lewis foi redator e Dismorr assinou (N. 01). O grupo inaugurou duas mostras londrinas dos Vorticistas, sendo a primeira realizada nas Doré Galleries (Londres, 10 jun., 1915) e a segunda na Leicester Gallery (1º ago., 1916). A terceira e última exposição ocorreu no exterior, organizada pelo abastado advogado norte-americano John Quinn (1870-1924), amigo de Pound e colecionador das obras Vorticistas, sendo realizada na Galeria Penguin (Nova York, janeiro, 1917). As atividades do grupo foram interrompidas devido a Primeira Guerra Mundial, da qual participaram Lewis, Gilman e Saunders, entre outros. Depois do término do conflito vários participantes do Vorticismo integraram o Grupo X, entre os quais Dismorr, Lewis e Hamilton, cujas obras participaram da primeira e única exposição realizada na Galeria Mansard (Londres, 1920). No catálogo dessa exposição a apresentação do novo grupo das vanguardas artísticas inglesas foi escrita por P. W. Lewis. Na década de 1930, Dismoor participou do dito, Grupo de Londres, que reuniu artistas plásticos, pintores e escultores entre os mais destacados das vanguardas britânicas como o pintor David Bomberg (1890-1957), e os escultores Henry Moore (1898-1986) e Dame Barbara Hepworth (1903-1975). Posteriormente, com Moore e Hepworth, Dismorr participou da dita, Sociedade dos Sete (pintores) e Cinco (escultores). Obras de Dismorr participaram da exposição Wyndham Lewis e os Vorticistas [Whyndham Lewis and the Vorticists], na Galeria Tate [Tate Gallery] (Londres, 1956); e, décadas mais tarde, da mostra Vorticismo e seus Aliados [Vorticism and its Allies] na Hayward Gallery (Londres, 1985), entre outras mostras internacionais. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: AKROYD, Peter; Alves, Eduardo Francisco (Trad.) Vidas Literárias. Ezra Pound. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1991, p. 37. BRETTE, A. Formulation d' un groupe rebelle à l' Exposition d' Octobre 1913. Traduction de Thérèze Fossatti. Apud CATÁLOGO. CORK, R.; ELIOT, T. S.; KENNER, H.; LEMAIRE, G-G.; LEWIS, W.; McLUHAN, M.; POUND, E.; RODITI, É.; WEST, R. Windham Lewis et le Vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Pandora Ed., 1982, pp. 122-147. (Cahiers Pour un Temps). CHILVERS, I. A Dictionary of 20th century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998. 670p., p. 258. (Oxford reference). 24 x 16 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário