Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
segunda-feira, 25 de maio de 2015
1924. GRUPO INTERNACIONAL PARISIENSE DOS NEO-HUMANISTAS OU NEO-ROMÂNTICOS [NEO-HUMANISTES OU NEO-ROMANTIQUES] (Paris).
1924. GRUPO INTERNACIONAL PARISIENSE DOS NEO-HUMANISTAS OU NEO-ROMÂNTICOS [NEO-HUMANISTES OU NEO-ROMANTIQUES] (Paris, 1924-).
DESTAQUES: TCHELITCHEV, Pavel, BÉRARD, Christian.
Quando o artista plástico russo Pavel Tchelitchev (1898-1957) foi viver em Paris, ele integrou-se às vanguardas francesas do grupo dos Neo-Humanistas, dito, Neo-Românticos, do qual participaram Christian Bérard (1902-1949), os pintores russos irmãos Eugène Gustavovich Berman (1899-1972) e Léonid Gustavovich Berman (1896-1976), além de Kristians Tonny (1907-1977) e Léon Zack (1892-1980), entre outros. Os artistas foram todos associados à comunidade homoerótica presidida por Jean Cocteau (1889-1963), que, desde o início da década de 1920 se tornou o mais importante artista das vanguardas francesas. Entre os citados, dois artistas se destacaram na cenografia e figurinos para balé e cinema: o primeiro foi Pavel Tchelitchev, que criou cenários complicadíssimos para o balé Ode, a Grandeza da Natureza e a Aurora Boreal, baseado num poema de Mikhail Lomonosov (1711-1765), dedicado à Imperatriz Elizabeth da Rússia (século XVIII), encenado pelos Ballets Russes [Balés Russos], da Cia. Teatral S. P. Diaghilev (1928). Outro foi Christian Bérard, que criou cenografia para balé, mas principalmente para o cinema de vanguarda.
Bérard destacou-se na cenografia do filme de Jean Cocteau, A Bela e a Fera [La Belle et la Bête]; ambos, Bérard e Cocteau foram recebidos pelo patrono do cinema de vanguarda, o Visconde Charles de Noailles (Arthur Anne Marie Charles, Visconde de Noailles (1891-1981) e sua senhora, Marie-Laure, Viscondessa de Noailles (1902-1970), no Palacete de Hyères, obra do arquiteto norte-americano Robert Mallet-Stevens (1886-1945). Tanto Tchelitchev bem como Bérard trabalharam para balés com coreografia de Georges Balanchine (1904-1983), obras-primas realizadas para a pequena companhia Os Balés [Les Ballets], de Misia Godbeska (v. Misia Sert) e Edward James, rico patrocinador anglo-americano.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 614.
DICIONÁRIO. SCHMIED, W.; WITFORD, F.; ZOLLNER, F. The Prestel Dictionary of Art and Artists in the 20th century. Munich – London - New York: Prestel, 2000. 383p.: il., p. 320.
DICIONÁRIO. THOMPSON, K. A Dictionary of Twentieth-Century Composers: 1911-1971. London: Farber & Farber, 1973. 666p. 16,5 x 24,5 cm, pp. 429, 461, 462.
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