segunda-feira, 25 de maio de 2015

1924-GRUPO (INTERNACIONAL PARISIENSE DOS) COLORISTAS ESCOCÊSES [THE SCOTTISH COLORISTS] (Paris, 1900-1908; 1924).

GRUPO (INTERNACIONAL PARISIENSE DOS) COLORISTAS ESCOCÊSES [THE SCOTTISH COLORISTS] (Paris, 1900-1908; 1924). Esse grupo se conheceu e se formou na França, com vários artistas escoceses que estudaram na capital das artes como Francis Campbell Boileu Codell (1883-1937), John Duncan Fergusson (1874-1931), George Leslie Hunter (1877-1931) e Samuel John Peploe (1871-1925). As pinturas dos artistas do Grupo (Internacional) dos Coloristas Escoceses foram influenciadas pela vanguarda do Grupo (Francês) do Impressionismo e Pós-Impressionismo (Paris, c. 1874-1924; v.). Esse grupo ocupou a posição central e preponderante na formação do modernismo na arte escocesa. Nenhuma das obras dos vanguardistas participou das mostras londrinas organizadas por Roger Fry, no início da segunda década do século XX (1910-1912). As obras de todos os artistas do Grupo (Internacional) dos Coloristas Escoceses, participaram da mostra Os Pintores da Escócia Moderna [Les Peintres de L' Écosse Moderne], realizada na Galeria Barbazanges (Paris, 1924). Os artistas escoceses foram os verdadeiros sucessores do Grupo (Escocês) do Impressionismo ou Grupo dos Garotos de Glasgow (v. o Grupo (Escocês) da Escola de Glasgow; v. o Grupo dos Quatro, Glasgow, Escócia; Londres, Inglaterra, c. 1890-1910; e v. o Grupo da Garotas de Glasgow, formado a partir das irmãs MacDonald, do Grupo dos Quatro). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: BURKHAUSER. J. Glasgow Girls: Women in Art and Design 1880–1920. Glasgow: Canongate Publishing Ltd., 1993, pp. 80-90. CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1990. 517p., p. 558. (Oxford reference).

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