Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
segunda-feira, 25 de maio de 2015
1924-1941-GRUPO (INTERNACIONAL DA) URSA MAIOR [GROSSER BÄR] (Ascona, Suíça).
GRUPO (INTERNACIONAL DA) URSA MAIOR [GROSSER BÄR] (Ascona, Suíça, 1924-1941).
A artista russa Marianne von Werefkin (1860-1938) refugiou-se em Ascona, no Lago Maggiore, onde fundou o Grupo (Internacional) da Ursa Maior, nome em homenagem à constelaçcão homônima. Quando estudou arte na Rússia, a Baronesa Von Werefkin foi aluna de Ilya Repin (1844-1930), expoente do Realismo Russo: anteriormente ela viveu na Alemanha, de onde foi expulsa durante a Primeira Guerra Mundial, juntamente com Alexey von Jawlensky (1864-1941) e seu filho com ele. A família viveu em Saint-Prex, Lago Genebra, em Zurique e depois, em Ascona (1917-1918).
Quando viveu na Alemanha Von Werefkin associou-se aos grupos de vanguarda liderados por Wassily Kandinsky (1866-1944), desde o Grupo (Internacional) da Nova Associação de Artistas de Munique [NKVM] (Munique, 1910-1911), além do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul [Der Blaue Reiter] (v.), o mais importante do Expressionismo Alemão (Munique - Berlim, 1911-1913; v.). Na época, Von Werefkin manteve importante salão, onde recebeu vanguardistas dos grupos dos quais participou, entre convidados como Igor Grabar (1871-1960) e Dmitry Kardowsky (1866-1943), entre muitos outros artistas significativos.
O artista Ernst Frick (1881-1956), pintor e escultor autodidata, anarquista e sindicalista, que anteriormente editou uma revista (1905), foi cofundador do Grupo da Ursa Maior. O pintor tornou-se aluno do artista romeno-alemão Arthur Segal (1875-1944), presente nas vanguardas Dadaístas suíças (Zurique, 1916-1919), bem como outros associados ao Grupo da Ursa Maior
Otto van Rees (1884-1957) e sua esposa, Adya van Rees-Dutihl (1876-1959), ele foi aluno de Jan Toorop (1858-1928), artista nascido em Java. Em Paris (1904-) o holandês van Rees estudou com Auguste Herbin (1882-1960), André Lhote (1885-1962) e Jules Pascin; ele foi amigo de Kees van Dongen (1877-1968). Na época (1907-1910), Van Rees conheceu, entre outros expoentes das vanguardas Henri Le Fauconnier (1881-1946), Piet Mondrian (1872-1944) e Fernand Léger (1881-1955).
O artista passou seu primeiro verão em Ascona (1912), onde encontrou Hans Arp (Jean Arp, 1886-1966) e Arthur Segal. Arp e Van Rees expuseram em mostra onjunta na Galeria Tanner (Zurique). Posteriormente Van Rees participou do Grupo da Ursa Maior, juntamente com Richard Seewald (1889-1976), artista gráfico, pintor e escritor, que passou a residir em Ascona com Frick (1910-); e Walter Helbig (1878-1968), pintor e gravador suíço que estudou com Carl Bantzer (Carl Ludwig Noah Bantzer, 1857-1941) e Otto Gussmann (1869-1926) na Academia de Dresden (1906-1910). Helbig participou com Paul Klee (1879-1940) e Hans Arp do Grupo (Suíço) da Federação Moderna [Der Moderne Bund] (Weggis, Suíça, 1911-1913); ele tornou-se membro da Nova Secessão Berlinense (22 abril, 1911), cujo cofundador foi Arthur Segal. Apresentaram-se na IV Exposição da Nova Secessão Berlinense Marianne von Werefkin e 10 membros do Grupo (Internacional) da Nova Associação de Artistas de Munique [NKVM] (18 novembro 1911 a 31 janeiro 1912), inclusive Kandinsky, Gabrielle Münter (1877-1962) e F. Marc (1880-1916).
Helbig expôs individualmente na importante Galeria Hans Goltz (Munique, 1911-) e inclusive, com todos os artistas liderados por Kandinsky, entre muitos outros, no Salão de Outono Alemão, na Galeria da Tempestade [Der Sturm] (Berlim, 12 de março, 1913-). O artista participou com Arp do Grupo dos Artistas Revolucionários de Colônia (Alemanha, 1919-1920); e com muitos Dadaístas, ele aderiu ao Grupo (Internacional) Novembro [Novembergruppe, Berlim, 1918-1924); posteriormente Helbig optou pela cidadania suíça (Ascona, 1938).
Albert Kohler (1883-1946), pintor suíço, estudou com o mestre de cenas históricas Johann Caspar Herterich (1843-1905) na Academia Real de Belas Artes (Munique, 1902-), onde Kandinsky e Klee estudaram. Outro participante, Gordon McCouch Mallet (1885-1956), estudou nessa academia com o professor alemão-americano Carl von Marr (1858-1936). Otto Niemeyer-Holstein (1896-1984), pintor e gravador nas técnicas de xilogravura e litografia, também foi aluno de Arthur Segal em Ascona. Depois de expor em inúmeras mostras na Alemanha (Berlim, Bielefeld, Bremen, Dessau, Halle/Saale, Lübeck, Marburg), Áustria (Viena), Itália e a Suíça, as pinturas de Niemeyer-Holstein foram depostas dos museus pelos nazistas. Albert Kohler, Niemeyer-Holstein e McCouch Mallet participaram do Grupo (Internacional) da Ursa Maior.
Jawlensky separou-se de Marianne von Werefkin e voltou a viver na Alemanha (Wiesbaden, 1921-): posteriormente, ele formou com 03 professores da Bauhaus Kandinsky, Klee e Lyonel Feininger, o Grupo (Internacional) dos Quatro Azuis [Der Blaue Vier] (Weimar, 1929-1932). A Fundação Marianne von Werefkin foi legado da importante artista russa para Ascona.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
DICIONÁRIO. SCHMIED, W.; WITFORD, F.; ZOLLNER, F. The Prestel Dictionary of Art and Artists in the 20th century. Munich – London - New York: Prestel, 2000. 383p.: il.,, p. 50.
FEHLEMANN, S. La Peinture Expressioniste Allemande. Stuttgart: Herscher Cantz Verlag, 1987, pp. 89-95.
FEHLEMANN, S; BIRTHÄLMER, A., MÜLLER, B. (Biogr.). Expressionismo Alemão: destaques da Coleção do Museu von Der Heydt. Wuppertal: Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Rio de Janeiro: Paço Imperial. São Paulo: Museu Lasar Segall, 2000, p. 96.
SCHAMALENBACH, W.; GRASSKAMP, W. (Biogr.). German Art of the 20th Century: painting and sculpture 1905-1985. Translated by John Ormond. Munich - Düsseldorf: Prestel, 1987, p. 486.
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