Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
segunda-feira, 25 de maio de 2015
1924-1932-GRUPO (ALEMÃO DOS) ARTISTAS PROGRESSIVOS DE COLÔNIA [PROGRESSIVEN KUNSTLER KÖLN] (Colônia, Alemanha).
GRUPO (ALEMÃO DOS) ARTISTAS PROGRESSIVOS DE COLÔNIA [PROGRESSIVEN KUNSTLER KÖLN] (Colônia, 1924-1932).
Destaques; SEIWERT, Franz e Heinrich HOERLE.
Depois que o Grupo Estupido (Colônia, 1919-; v.), de orientação Dadaísta. encerrou suas atividades, Seiwert fundou o novo grupo mais politizado, o dos Artistas Progressivos de Colônia [Progressiven Künstler Köln] (1924-1933). O artista foi teórico do grupo, cujas obras Figurativistas estilizadas se tornaram a vertente européia das vanguardas, influenciadas pelo movimento soviético do Construtivismo e pelo Grupo (Holandês) De Estilo [De Stijl].
Os artistas lançaram seu órgão de divulgação, a revista a-z (1929-1933), na qual foram publicadas várias matérias teóricas de Seiwert. Do grupo e da revista participaram Heinrich Hoerle (1895-1936), Gerd Arntz (1900-1988), Stanislav Karol Kubicki (1889-1941), Hans Schmidt, Anton Räderscheidt (1892-1970), Augustin Tschinkel (1905-1983) e Peter Alma. No círculo mais abrangente das atividades destes vanguardistas associados ao Grupo dos Artistas Progressivos de Colônia, o braço cultural regional do PC, ao qual a maioria dos citados filiou-se.
Outros artistas associados as vanguardas do Grupo dos Progressivos foi Gottfried Brockmann (1903-1983): esse artista pintou bonecos e manequins deformados, obras que levavam a influência do movimento da Pintura Metafísica italiana (v., no meu ). Obras de G. Brockman participaram da primeira mostra e do catálogo de obras da Nova Objetividade [Neue Sachlichkeit]; quando Brockmann foi viver em Dusseldorf (1926), verdadeira capital das artes e do ensino voltado para as vanguardas alemãs, ele deixou o Grupo dos Artistas Progressivos de Colônia para trás.
Outro artista nada conhecido e igualmente associado ao grupo de Colônia foi Ludwig Ernest Ronig (1885-1960), cuja obra também recebeu a influência da Pintura Metafísica italiana. O Grupo dos Artistas Progressivos de Colônia, ativo entre meados da década de 1920 até o início da década de 1930, encerrou abruptamente suas atividades devido a ascensão dos nazistas na política, que encerrou por decreto todos os grupos artísticos do país (1932).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., pp. 109-110.
CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1990. 517p,, p. 100. (Oxford reference)
MICHALSKI, S. New Objectivity. Neue Schlichkeit: Painting in Germany in the 1920s – Painting, Graphic Art and Photography in Weimar Germany 1920-1933. Cologne - London - Los Angeles - Madrid - Paris - Tokyo: Taschen, 2003, 220p.; il., color.,, pp. 112-118.
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