sábado, 13 de setembro de 2014

BIOGRAFIA: VON WEREFKIN, Marianne; Marianna Wladimirowna Werewkina (1860-1938).

BIOGRAFIA: VON WEREFKIN, Marianne; Marianna Wladimirowna Werewkina (1860-1938). A artista nasceu em Tula (Rússia) e morreu em Ascona (Suíça). Werefkin estudou em Vilna (Lituânia), que, na época, pertencia à Russia (1868), onde ela foi aluna de Ilya Repin (1880-1888). Werefkin feriu sua mão direita em um acidente; pouco depois ela tornou-se artista reconhecida, na época em que conheceu seu colega de ateliê no ela ensinava, Alexey von Jawlensky (1864-1941). Werefkin e Jawlensky foram viver juntos em Munique, (1896-), local onde o casal formou grande amizade com o artista russo Wassily Kandinsky (1866-1944). Durante 10 anos Marianne von Werefkin parou de pintar para escrever; a artista publicou Cartas a um Desconhecido [Lettres a un Inconnu] (1901-). O casal Werefkin e Jawlensky passou um ano morando na França (1905) e, logo em seguida, Werefkin voltou a pintar (1906). Na ocasião, as obras de Marianne receberam a influência do Expressionista norueguês que viveu na Alemanha, Edvar Munch (1863-1944) e dos artistas franceses de vanguarda Louis Anquetin (1861-1933) e Paul Gauguin (1848-1903). O casal Jawlensky - Werefkin foi viver em Murnau (1908), na mesma casa que o casal Kandinsky – Gabrielle Munter (1877-1962). Jawlensky participou de muitos grupos que ajudou Kandinsky a organizar: obras de Jawlensky e Werefkin participaram de mostras do Grupo da Associação de Novos Artistas de Munique [NKVM/ Neue Kunstlervereinigung Münchener] (1909-1911). A artista viajou para a região do mar Báltico e, no mesmo ano, Marianne associou-se à Nova Secessão Berlinense (1911-), cujo fundador foi o futuro dadaísta, Arthur Segal (1875-1944). Apresentaram-se na IV Exposição da Nova Secessão Berlinense Marianne von Werefkin e 10 membros, inclusive W. Kandinsky, G. Münter e F. Marc, do Grupo (Internacional) da Nova Associação de Artistas de Munique [NKVM] (18 novembro, 1911 - 31 janeiro, 1912). Von Werefkin participou do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul [Blaue Reiter] (Munique - Berlim, 1911-1913). Esta associação de artistas foi organizada por Kandinsky juntamente com Franz Marc (1880-1916), August Macke (1887-1914) e Jawlensky. As obras de Werefkin participaram das principais mostras do grupo, sendo que a primeira realizou-se na Galeria Thannhauser (Munique, 18 dez., 1911). Nessa mostra participaram obras de artistas das vanguardas russas como os irmãos Burliuk, David (1882-1967) e Vladimir (1886-1917), entre outros, como os participantes do NKVM, Vladimir von Bechtejeff (1878-1971), Alexander Kanoldt (1881-1939), Alfred Kubin (1877-1959) e a companheira de Kandinsky, Gabrielle Munter (1877-1962), entre outros. A segunda mostra foi inaugurada na Galeria Hans Goltz (Munique, mar., 1912) e a terceira mostra foi na Sala Especial do Salão de Outono Alemão, organizado na Galeria da Tempestade [Der Sturm] (Berlim, 12 de mar., 1913; v.). Devido ao início da I Guerra Mundial a família Werefkin - Jawlensky foi expulsa da Alemanha; o casal viajou para a Suíça levando seu filho e apenas uma mala. Inicialmente radicando-se em Saint-Preux, a família mudou-se depois para Genebra, e, mais tarde, para Zurique. Devido a Revolução Russa (1917-1918), Werefkin perdeu a pensão que herdara de seu pai e Jawlensky abandonou-a (1921). Werefkin foi viver em Ascona; na localidade a artista russa fundou o Grupo (Internacional da) Ursa Maior [GROSSER BÄR] (Ascona, Suíça, 1924-1941; v.), do qual participaram os artistas anteriormente associados ao Dadaísmo suíço (Zurique, 1916-1919) como Otto van Rees (1884-1957) e Adya van Rees-Dutihl (1876-1959), entre outros. A artista russa faleceu nesta cidade suíça (06 fev., 1938); a Fundação Marianne von Werefkin foi legado da importante vanguardista para Ascona. Von Werefkin foi uma das mais talentosas pintoras de sua época: nas suas obras ela apresentou temas atuais como paisagens nas quais surgiam as primeiras fábricas no começo da industrialização alemã, exemplificado na pintura A Fundição em Oberstdorf [Eigengiesserei in Oberstdorf] (1912, óleo/ tela, 69,5 x 82 cm, no acervo do Museu von der Heydt, Westfália, Alemanha). Werefkin foi a verdadeira mentora intelectual e professora de Alexei von Jawlensky; no entanto, durante décadas, sua figura permaneceu em segundo plano em relação a seu companheiro, com obra mais reconhecida e divulgada do que a sua. No Brasil obras de Werefkin participaram da mostra Expressionismo Alemão: Destaques da Coleção Van Der Heydt-Museum, no Paço Imperial (Rio de Janeiro, 08 ago. – 24 set.), itinerante ao Museu Lasar Segall (São Paulo, 2000). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: DICIONÁRIO. SCHMIED, W.; WITFORD, F.; ZOLLNER, F. The Prestel Dictionary of Art and Artists in the 20th century. Munich – London - New York: Prestel, 2000. 383p.: il., p. 50. FEHLEMANN, S. La Peinture Expressioniste Allemande. Stuttgart: Herscher Cantz Verlag, 1987, pp. 89-95. FEHLEMANN, S; BIRTHÄLMER, A., MÜLLER, B. (biogr.). Expressionismo Alemão: destaques da Coleção do Museu von Der Heydt. Wuppertal: Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Rio de Janeiro: Paço Imperial. São Paulo: Museu Lasar Segall, 2000, p. 96. SCHAMALENBACH, W.; GRASSKAMP, W. (Biogr.). German Art of the 20th Century: painting and sculpture 1905-1985. Translated by John Ormond. Munich - Düsseldorf: Prestel, 1987, p. 486.

Nenhum comentário:

Postar um comentário