REVISTAS DADAÍSTAS INTERNACIONAIS PUBLICADAS NO SÉCULO XX (1916-1933;1949).
As principais revistas Dadaístas (1916-1924) foram: Cabaret Voltaire [Cabaré Voltaire], Dada [Dadá] e Der Zeltweg [Barraca no Caminho] (Zurique, Suíça, 1916-1919). Revistas Dadaístas foram publicadas em outros países, como na França e na Áustria (1920-1924): La Pomme des Pins (A Maçã de Alfinetes, Saint-Raphael, França, fev., 1922), editada por Francis Picabia; e, Le Coeur a Barbe (Coração Barbado, abr., 1922), editada por Tristan Tzara; a 391 (Barcelona, Nova York, Zurique e Paris; 1917-1924), lançada internacionalmente por Francis Picabia(1879-1953), artista e editor, que patrocinou várias revistas de Tristan Tzara (1896-1963) e que publicou os dois números de Cannibale (Canibal, Paris, 1920); e a revista que foi catálogo de sua última mostra individual, a 491 (Paris, 1949).
Inúmeras publicações vanguardistas foram lançadas na Alemanha, destacando as editadas pela Editora Malik [Malik Verlag] (v.), de um Dadaísmo radical e nihilista, como Neue Jugend (Nova Juventude, 1916–1917), Die Pille [A Pilula], Der Gegner [O Adversário], Die Rosa Brille [A Luneta Rosa], Die Freie Strasse [A Rua Livre]; a Der Blutige Ernst [O Sangue do Ernesto, 1919), editada por George Grosz (Georg Ehrenfried, 1893-1959) e Carl Einstein (1885-1940); a Die Pleite (A Bancarrota,1919–1924), editada por George Grosz e Wieland Herzfelde (1896-1988); e a Jederman Sein Eigener Fussball (A cada um seu futebol, 15 fev., 1919), editada com único número por G. Grosz e Franz Jung (1884-1920).
Na cidade de Colônia o grupo de vanguarda liderado por Max Ernst (1884-1920) publicou três revistas Dadaístas: a Bulettin D (Buletim D, sendo D = Dadá, 1919); Die Shammade [O Camarada] e Der Ventilador (O Ventilador, 1920). Na mesma cidade, o grupo de Franz W. Seiwert (1894-1933) herdou o mercado editorial, depois que Ernst foi viver no exterior: os artistas publicaram Stupid (Estúpido, 1919), porta-voz do Grupo (Alemão) Estúpido (v.), e, mais tarde, a – z (1929-1933), do Grupo dos Artistas Progressivos [Progressiven Kunstler]. Seiwert também publicou textos e ilustrações na Die Action (A Ação, 1904-1932). Em Hanover Kurt Schwitters (1884-1920) lançou Merz (Mércio = radical da palavra Co-Mércio em alemão, 1922-1932); a revista Mecano (Leiden, 1922-1923) foi publicada na Holanda por Théo van Doesburg (I. K. Bonset; Christian E. M. Kuepper, 1882-1931).
O ramo do Dadaísmo norte-americano se formou em torno do fotógrafo vanguardista Alfred Stieglitz (1874-1946), com Man Ray (Emmanuel Rudnitzky ou Redensky, 1890-1976), Marcel Duchamp (1887-1968), Beatrice Wood (1893-1998), Walter Conrad Arensberg (1878-1954) e Marius de Zayas. O grupo publicou as revistas The Ridgefield Gazook [A Gazeta de Ridgefield] (Man Ray), New York Dada [Dadá Nova York], Rongwrong [Erroerrado] e TNT (1915-1921).
REFERÊNCIA SELECIONADA:
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., pp. 42-43, 103-110, 159.
Nenhum comentário:
Postar um comentário