GRUPO (ALEMÃO DA) SECESSÃO LIVRE BERLINENESE [FREIE (BERLINER) SEZESSION] (Berlim, 1913-1915).
Destaques: LIEBERMANN, Max; Max BECKMAN, Emil NOLDE e Erich BARLACH.
A associação de artistas dita, Secessão Livre Berlinense [Freie Sezession], resultou da crise que ocorreu no Grupo da Nova Secessão Bertlinense [Neue Sezession] (Berlim, 1910-1913). O novo grupo contou com a importante presença de Max Beckmann, eleito para participar da Nova Secessão [Neue Sezession] (1910), que se retirou da associação, aderindo ao novo grupo, quando se tornou um dos líderes da Livre Secessão (Berlinense). Outro artista berlinense, Otto Nagel (1894-1967), também se associou ao novo grupo; posteriormente ele fundou o Grupo de Ajuda aos Artistas.
Quando Max Pechstein publicou na revista Pan sua crítica arrazadora à Arte Abstrata, o episódio resultou em muita polêmica, especialmente com Franz Marc e o Grupo do Cavaleiro Azul [Blaue Reiter] (Munique, 1911-1913). A primeira aquarela Abstrata foi criada por Wassily Kandinsky (1909), que se filiou à Secessão Nova, mas não aderiu à Secessão Livre, pois, nessa época, ele criou o Grupo do Cavaleiro Azul (v.).
Os principais artistas que participaram do Grupo da Secessão Livre Berlinense [Freie Sezession], organizadora da Mostra Sem Júri [Juryfreier Kunstchau] (Berlim, 1913), foram: Max Liebermann, Kathe Kollwitz, Emil Nolde, Ernst Barlach, Lyonel Feininger, Otto Müller, Erich Ludwig Kirchner, Erich Heckell, Karl Schmidt-Rottluff e os citados Max Beckmann e Otto Nagel, além de Arthur Segal. Beckmann expôs individualmente na Galeria Paul Cassirer (Berlim, 1913). Obras do artista plástico Lasar Segall participaram da mostra da Livre Secessão: posteriormente ele viveu no Brasil, onde se naturalizou e se transformou em expoente da vanguarda brasileira.
REFERÊNCIA SELECIONADA:
PARET, P. The Berlin Secession. Cambridge: University Press, 1980, pp. 21-24.
Nenhum comentário:
Postar um comentário