sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

GRUPO (BRITÂNICO) DO ATELIÊ ÔMEGA [OMEGA WORKSHOPS] (Londres, 1913-1920).

  
GRUPO (BRITÂNICO) DO ATELIÊ ÔMEGA [OMEGA WORKSHOPS] (Londres, 1913-1920).
 
Nesses famosos ateliês fundados pelo artista inglês Roger Fry (1866-1934), crítico de arte e professor, foram produzidos objetos de Arte Aplicada de excelente desenho. Trabalharam nos ateliês artistas renomados como Percy Wyndham Lewis (1882-1957), Frederick Etchells (1886-1973), Cuthbert Hamilton (1884-1959), Christopher Nevinson (1889-1946), William Roberts (1885-1950), Harold Gilman (1876-1919) e Edward Wadsworth (1889-1949), entre outros, como os codiretores Vanessa Bell (1879-1961) e Duncan Grant (1885-1978). O Ômega esteve localizado na rua Fitzroy n. 33, no coração do Bloomsbury, bairro que posteriormente sediará o importante e multidisciplinar Grupo Bloomsbury.


 
O Ômega produziu arte aplicada a objetos de adorno e uso, como vasos, vidros, bandejas, castiçais, lustres, vitrais, tapetes e tapeçarias, estamparia em tecidos e objetos de decoração e mobiliário: as obras produzidas no ateliê se tornaram grande sucesso comercial. Lewis e Etchells ficaram muito amigos e viajaram juntos para Dieppe (França); mas, na volta, os artistas acusaram Fry de exploração comercial de sua arte. A maioria dos artistas associados as vanguardas britânicas se retirou dos ateliês (out., 1913). A grande cissão do Grupo dos Ateliês Ômega, liderada por P. W. Lewis, marcou o início da associação dos artistas que, no ano seguinte formaram o Grupo (Britânico) do Vortex ou Vorticismo (v.), organizador do Centro de Arte Rebelde (Londres, 1914-1915; v.).
 
 
 
A arte produzida nos Ateliês Ômega se voltou mais para os estilos Abstrato e Pós-Impressionista: os artistas não assinavam suas peças, que levavam o nome do grupo. O Ômega produziu peças sob encomenda para clientes da alta sociedade inglesa como o Café Cadena (1914); e Lady Hamilton, Arthur Ruck e Mrs. Vandervelde (1916). Depois da saída dos dissidentes, os ateliês produziram objetos de cerâmica, livros ilustrados e indumentária. A estética de Fry, voltada para a forma pura, encorajou a emergência da Abstração inglesa.

 
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


 
 
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 474, 531.. 30 x 22 cm.

 
ENSAIO. LEMAIRE, G-G. Prolégomènes au Vorticisme: Flux et Reflux en Angleterre. Traduction de Gérard Georges Lemaire. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982, pp. 11-16. (Cahiers pour un temps).
 
 
 
ENSAIO. LEWIS, W. Wyndham Lewis et le vorticisme. Traduction de Thérèse Fossatti. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982, pp. 17-31. (Cahiers pour un temps).
 
 
ENSAIO. LEWIS, W. Vive le Vortex! Traduction de Gérard Georges Lemaire. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. In Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982, pp. 31-35. (Cahiers pour un temps).

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