sábado, 2 de novembro de 2013

 
 

 
FUTURISMO NA CATALUNHA (Barcelona e região catalã, Espanha, 1916– c. 1930).
 


Na Europa as vanguardas se situavam quase sempre na cidade onde eram publicadas as revistas: no caso da Espanha, as publicações marcaram a Catalunha como território no qual as vanguardas de influência Futurista se mantiveram ativas. A Catalunha engloba os locais nos quais é falado idioma próprio, o catalão, idioma da Catalunha, Maiorca e Valência.. Nessa época, as regras de sua pronúncia estavam sendo unificadas.



 
OFuturismo catalão contou, além de Josep Junoy com a adesão de vários intelectuais como Joaquim Folguera, J. V. Foix e, entre eles, Joan Salvat-Papasseit, que publicou o manifesto Contra os poetas com p minúsculo: Primeiro Manifesto do Futurismo Catalão (Barcelona, 1920). Salvat-Papasseit editou as revistas Un enemic del poble [Um Inimigo do Povo] (1917-1919); Arc Voltaic [Arco Voltaico] (1918) e Proa (1921). As revistas Troços (1918) e La Consola (1919-1920), foram editadas por Sarriá; e a publicação Monitor (1921-1923) por J. V. Foix. Os textos publicados em todas essas revistas enfatizaram a cultura nacional catalã, diferenciada da cultura do resto da Espanha. Na época, tanto Foix bem como Folguera colecionavam manifestos: o texto da poesia de Folguera foi publicado postumamente na revista Un enemic del poble (mar., 1919), quando mostrou a familiaridade do autor com as Palavras em liberdade, lançadas por Marinetti no Futurismo italiano. Em meados da década de 1920 Foix fez o balanço do movimento; ele, bem como outros dos Futuristas catalões,receberam pouco depois a influência do Surrealismo francês, movimento lançado por André Breton (Paris, 1924-1966; v.).


 
O escritor Joseph M. Junoy, que participou ativamente das vanguardas catalãs, realizou ação performática de declamação de suas poesias na Galeria Dalmau, pertencente a Joseph M. Dalmau, reduto das vanguardas da região espanhola. Junoy publicou seus Caligramas na revista Ibéria, editada por ele (1916).Salvat-Papasseit manteve vários discípulos como Carle Sindreu, Carles Salvador e J. Sánchez-Juan, que, desde o início da década de 1920 até a chegada da nova década estenderam a influência do Futurismo catalão. Muitos dos escritores Futuristas da região mergulharam depois na nova alternativa das vanguardas francesas, o Surrealismo, para o qual muitos fizeram contribuições decisivas.


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

V.FUTURISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário