domingo, 22 de setembro de 2013

BRANCUSI, Constantin (1876-1957). Seção de Ouro [Section d'Or].

 
 


 
BRANCUSI, Constantin (1876-1957).
 



 
Brancusi nasceu em Hobitza, Pretisani-Gorj, na Romênia e faleceu em Paris; ele estudou na Escola de Artes e Ofícios da Cracóvia e na Escola de Belas Artes de Bucareste. Brancusi, com sua formação completa, foi viver em Paris aos 27 anos de idade (1904). Brancusi tornou-se assistente de Auguste Rodin (1906-1907); ele naturalizou-se francês e tornou-se o verdadeiro pai da escultura moderna. Obras de Brancusi participaram das mostras do Cubismo, no grupo Seção de Ouro [Section d'Or].
 

Na escultura Brancusi procurou a expressão associada intrínsecamente à natureza do material. Entre as primeiras obras mais conhecidas de Brancusi,O Beijo (1910, pedra sabão, h = 59 cm, no acervo do Museu de Arte da Filadélfia); O Nasciturno (1915, mármore, 14,3 cm x 21,6 cm, Museu de Arte da Filadélfia); O Início do Mundo (1920, mármore/ metal/ pedra, 75,2 cm x 28.9 cm, Museu de Arte de Dallas); Pássaro no Espaço (mármore/ pedra/ madeira, 181,9 cm x 17,7 cm x 16,2 cm, na Galeria Nacional de Arte, Washington, D.C.); Mademoiselle Pogany, uma das obras pertencentes ao acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre as esculturas danificadas no incendio que consumiu o M.A.M. (1989); Mademoiselle Pogany III (mármore, 45,1 cm x 18,4 cm x 29,32 cm, Museu de Arte da Filadélfia) além de Coluna Contínua (1938, ferro fundido, h= 299 cm, em Tirgu-Jiu, Romênia).

 
Entre as caracteristicas da arte de Brancusi foi marcante o fato de que o artista preparou sempre as bases para as suas obras escultóricas, de modo que ele pudesse controlar a visualizaçào das obras no espaço. Brancusi, ao falecer, deixou seu estúdio com todos os pertences para o Museu do Louvre. O ateliê foi desmontado, transportado e remontado no museu francês.

 
Brancusi, com suas belissimas formas puras, foi, sem dúvida,um dos mais importantes escultores das vanguardas artísticas do século XX, inspirador de muitos escultores pelo mundo inclusive o brasileiro internacional,Sérgio Camargo. Brancusi praticou a simplificação máxima da forma, depurada para que, vitoriosa em sua simplicidade, brilhasse no espaço em obras eternas que resistirão a todos os séculos vindouros.
 
 
A fotografia de Brancusi no estúdio, bem como a reprodução de sua Coluna Contínua (1938), encontram-se publicados (RAGON,1992). Várias das obras precursoras de Brancusi, plenas de erotismo, encontram-se reproduzidas no catálogo da mostra O Sexo na Arte Feminimasculino, organizada no MNAM, Paris: Torso de Jovem II (c. 1923); Torso de Homem Jovem (1923) e Princesa X (1916).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
ARGAN, G. C.; VINCA-MASSINI, L. (Biogr.). Arte Moderna. Tradução de Denise Bottman e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 709p., p. 100.

CONSTANTINE, M: LARSEN, J. L. The Art Fabric: Mainstream. New York, Cincinnati, London, Toronto, Melbourne: Van Nostrand Reinhold, 1979. 272p.,: il, algumas color., pp. 10, 259.

CATÁLOGO. Le Sexe dans l´Art, féminimasculin, pp. 78, 79, 81.

NÉRET, G.  30ans d'art moderne: peintres et sculpteurs. Fribourg: Office du livre, 1988. 248p.: il., pp. 18, 229.
 
 
RAGON, M..Journal de l´Art Abstrait. Genève: Skira, 1992. 163p: il., p. 50.

TESCH, J.; HOLLMAN, J. Icons of Art: the 20th Century, New York: Ekhardt Hollman, Prestel, 1997, p. 108.


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