sábado, 11 de maio de 2013


 
HISTÓRIA DA ARTE EUROPÉIA DE VANGUARDA.
STUCK, Franz von (1863-1928).


 
O arquiteto, artista plástico, pintor, escultor e gravador alemão, nasceu na Baviera e morreu em Munique. Franz von Stuck estudou na Academia de Belas Artes (Munique, 1881-1884); na Academia Liedenschmidt e na Bruno Pigheim (Munique).
         
A obra de Stuck foi influenciada pelos mestres Hans Thoma (1839-1924) e Arnold Böcklin (1827-1901), da Academia de Belas Artes (Munique). As obras do pintor participaram da Exposição Universal (Munique, 1897); ele tornou-se artista bem sucedido, o que resultou na construção da Vila Stuck, que projetou e construiu. Stuck foi um dos fundadores, juntamente com Wilhem Uhde (1874-1947) e Wilhelm Trubner (1851-1917), da dita, Secessão de Munique (1892-1905). Na época, essa associação de artistas desejava romper com os padrões de ensino da Arte Acadêmica e encontrou campo bastante favorável, pois os artistas foram beneficiados com o período de prosperidade econômica que atuou em prol de seu desenvolvimento e posterior sucesso. As obras de arte passaram a integrar os projetos de Arquitetura, as Artes Decorativas, bem como as Artes Gráficas alemãs.
         
Stuck tornou-se professor na Academia de Munique (1895-): entre seus alunos Paul Klee (1879-1940), Wassily Kandinsky (1866-1944) e Josef Albers (1888-1976), que se revelaram eminentes artistas, e, posteriormente, os citados foram mestres da Bauhaus (1919-1933). Albers, que emigrou para a América, foi o principal professor de arte e depois diretor da Faculdade da Montanha Negra (Black Mountain College, Carolina do Norte, E.U.A.) um dos principais redutos de formação das vanguardas norte-americanas.

 No seu tempo Stuck tornou-se artista reconhecido, através de seus alunos, mas sofreu comparação depreciativa em relação ao seu colega, Arnold Böcklin, artista da que também participou da Secessão de Munique. Franz von Stuck ofereceu ao mundo sua obra, na qual figuram mistérios de grande sensualidade, a valorização da figura feminina, pinturas com traços lineares nas quais ele combinou elementos eróticos e decorativos, obras que possuem vários pontos de contacto com a obra de Gustav Klimt (1879-1918), o principal artista e fundador da dita, Secessão Vienense (v. abaixo). O estilo das obras de Klimt e das de Von Stuck anteciparam a Arte Nova, dita, Art Nouveau na França, ou o Estilo Jovem (Jugendstil, na Alemanha e Áustria). O movimento do Surrealismo, lançado na França por André Breton, (1924-1966), ressuscitou o estilo de F. von Stuck, bem como o de Arnold Böcklin (1827-1901), com sua atmosfera de pesadelos, de irrealidade e fantasia, que ficaram muito conhecidos no século XX.


A obra figurativa Simbolista de F. Stuck A Água e o Fogo (1913), se encontra reproduzida (PIERRE, 1991); suas obras A Pesca (1891-1892) e A Esfinge (1895), também se encontram reproduzidas (CASSOU, 1988).
 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

ENCICLOPÉDIA.CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, pp. 139-140.


GIBSON, M, NERET, G. Symbolism,Figures du Moderne, 1905-1914. Cologne: Benedikt Taschen, 1992, 1995. 255p.: il.,
p. 243.


PIERRE, J. L'Univers Symboliste: décadence, symbolisme et art nouveau. Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1991.
 
 
GABARSKY, S. La peinture expressioniste allemande. Stuttgart: Cantz Verlag, 1987, pp. 93-94, 202.

 
 
SCHAMALENBACH, W.; GRASSKAMP, W. (Biogr.). German Art of the 20th Century: painting and sculpture 1905-1985. Translated by John Ormond. Munich - Düsseldorf: Prestel, 1987, pp. 487-488


SCHAMALENBACH, W.; GRASSKAMP W. (Biogr.). Masterpieces of 20th Century Art: from Kunstasammlung Nordheim-Westfalen Düsseldorf. Translated by John Ormond. Munich
Düsseldorf: Walter Grasskamp, Prestel, 1990. 354p: il.
 

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