sábado, 23 de março de 2013


 
HISTÓRIA DO PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU:
NATURALISMO (Meados do século XIX-1900).
 

 
O dito, Naturalismo, foi movimento principalmente literário, que utilizou o Realismo detalhado para sugerir que as condições sociais, a herança genética e o meio ambiente produziam efeito inescapável na formação do caráter humano. O Naturalismo surgiu inicialmente no movimento literário francês, sendo liderado por seu mais proeminente participante, o escritor Émile Zola (Émile-Édouard-Charles-Antoine Zola, 1840-1902), importante figura libertária francesa.

O Naturalismo foi a evolução do Realismo Literário, movimento que surgiu na França em meados do século XIX, que posteriormente alcançou outros países. Os autores naturalistas foram influenciados pela teoria da evolução, lançada por Charles Darwin. O Realismo procurava descrever a vida como ela é, enquanto que o Naturalismo buscava determinar cientificamente as influências das forças ocultas no meio ambiente e na hereditariedade na formação humana, incluindo frequentemente temas considerados sórdidos, permeados pelo pessimismo. A temática naturalista na Literatura e nas Artes Plásticas incluiu a pobreza, o racismo, a violência, a doença, a miséria, a maldade e a prostituição: pela exposição do lado sombrio da vida, os autores naturalistas foram muito criticados pelo foco considerado excessivo nas fraquezas humanas, vícios e miséria.

ONaturalismo nas Artes Plásticas francesas, marcou a oposição aos movimentos recentes das vanguardas do país, afastadas do Realismo que surgiu na França em meados do século XIX com Gustave Courbet (Jean-Desiré-Gustave Courbet, 1819-1877). As pinturas da Escola de Barbizon [École de Barbizon] se destacaram na Exposição Universal (Paris, 1855). Gustave Courbet organizou seu, dito, Pavilhão Realista, do lado de fora da mostra internacional, quando distribuiu seu texto Arte Viva [Art Vivant], de grande repercussão entre os artistas da época. O texto de Courbet, Do Realismo (Du Réalisme, 1855), se encontra reproduzido, traduzido, no folheto da mostra Arte na França 1860-1960: O Realismo, realizada no MASP (São Paulo, maio - jun., 2009). Na capa do mesmo folheto se encontra reproduzido o Retrato de Zelie Courbet (1847), de Courbet, no acervo do museu paulista.


A influência de Courbet passou para a geração seguinte, expressa principalmente na obra do pintor francês Édouard Manet (1832-1883), que adotou temas modernos nas suas pinturas: o acervo do MASP possui retratos realistas dele, extraordinários. Depois de meados do século XIX até o início do século XX, surgiu o Impressionismo, derivando em várias correntes na arte das vanguardas, a saber, incluídas no Neo ou Pós-Impressionismo: o Cloisonismo, o Esteticismo e o Dandismo, o Japonismo, o Nabismo, o Pontilhismo e sua ramificação a Escola de Saint-Clair; o Simbolismo; e o Sintetismo e sua ramificação, a Escola de Pont-Aven, isto somente na França. A popularização da fotografia, devido às novas câmeras portáteis, bem como a maciça produção industrializada dos acessórios como as placas de metal, o papel fotográfico e os laboratórios de revelação de fotografias, popularizando a fotografia doméstica, então passível de ser exercida por qualquer pessoa desejosa de registrar seus momentos familiares, certamente concorreram para o surgimento do Naturalismo nas Artes Plásticas e Visuais na segunda metade do século XIX.
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 
FOLHETO. Arte na França 1860-1960: O Realismo. São Paulo: MASP, maio – jun., 2009.

INTERNET. Naturalism (literature). From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 14 March 2013 at 23:50. Retrieved from "



INTERNET. Émile Zola. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 14 March 2013 at 23:50. Retrieved from




Nenhum comentário:

Postar um comentário