quarta-feira, 30 de janeiro de 2013



 
HISTÓRIA DO PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU: OS NABIS. Análise de quadro de Bonnard. 

 

Pintor e fotógrafo intimista Bonnard desenhou, pintou e fotografou Marthe nua, em diferentes poses, inseridas no seu universo familiar. Uma dessas pinturas chamada simplesmente de Nu Feminino (c. 1932-1933), pertence ao acervo do MASP. A obra retrata o nu de corpo adolescente, portanto não se trata do retrato da esposa de Bonnard, pois nessa época, Marthe, a grande modelo do pintor nas décadas de 1920, 1930 e 1940, tinha c. de 50 anos de idade. A imagem despojada com as feições da Marthe adolescente, se concentra na modelagem do corpo despido dela, centralizado e iluminado, destacado em primeiro plano. Esta é uma imagem silenciosa, de olhar distante, que se destaca sobre fundo abstrato, de pinceladas livres, soltas, marrons. A imagem pictórica se parece com instantâneo fotográfico de qualquer mulher nua que estivesse passando saindo do banho para se vestir em outro local, sem transpirar sensualidade, mostrando no olhar oblíquo e na expressão facial indefinida o seu distanciamento.

Bonnard pintou-a de memória, acessando as suas lembranças da figura de Marthe jovem, mostrada sem densidade psicológica, mas com forte sentido de estabilidade, de naturalidade e de permanência do corpo sobre o fundo fugaz, estabelecendo diálogo interessante entre o estático e o dinâmico. A figura, imortalizada na memória de Bonnard e a forma pintada no quadro de Bonnard serve para não esquecermos quem somos: eu sou a construção imaginária de mim mesmo. Tudo acaba, desaparece, mas a Marthe jovem de corpo adolescente se eternizou no conceito de permanência e eternidade. A imagem da jovem Marthe pode despertar em nós memórias individuais e coletivas, sendo a memória coletiva representada por meio da cultura, que busca deter o tempo e nos eternizar. Bonnard, através de seu universo familiar e da imagem de Marthe adolescente também fez referência à perfeição do torso grego, memória da cultura ancestral, igualmente presente na pintura citada.



REFERÊNCIA:
 
PALESTRA. BROLEZZI, R. Nu Feminino de Bonnard: Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP. São Paulo: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 06 jun., 2009, 11,00-13,00. Visita à Coleção do MASP, e a mostra O Realismo, 13,00-15,00 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário