quinta-feira, 2 de agosto de 2012

GLOSSÁRIO: GRUPO (PARISIENSE) DO ATELIÊ GLEYRE (Paris, 1882-1883).


 GLOSSÁRIO: GRUPO (PARISIENSE) DO ATELIÊ GLEYRE (Paris, 1882-1883).


O pintor de origem suíça, Marc-Gabriel-Charles Gleyre (1806-1874), fundou esse ateliê, que ficou conhecido pelo fato de ter sido frequentado durante um ano por Fréderic Bazille, Claude Monet (1840-1926), Alfred Sisley (1839-1895) e Pierre Auguste Renoir (1841-1919), futuros artistas Impressionistas (v. Grupo (Francês) do Impressionismo). Gleyre, professor da Escola Nacional Superior de Belas Artes, concedia alguma liberdade a seus jovens alunos: no entanto, quando ele corrigia as pinturas às segundas-feiras, criticava o estilo independente de alguns alunos, principalmente Renoir e Monet (SERULLAZ, 1989).

Foi Fréderic Bazille, o primeiro a frequentar o Ateliê Gleyre (out.,1862-): formou-se o grupo de pintores que reuniu Claude Monet, Pierre Renoir e Alfred Sisley. Na mesma época, formou-se na Academia Suíça (1863), outro grupo de amigos pintores: Paul Cézanne (1839-1906), Camille Pissarro (1830-1903) e Armand Guillaumin. Na primavera do ano seguinte, todos os artistas, reunidos por aspirações comuns, migraram para a região da Floresta de Fontainebleau, perto da cidade de Barbizon, onde se formou pouco antes dessa época a dita, Escola de Barbizon (v.). No começo da carreira a pintura de Claude Monet foi influenciada por Johan Barthold Jonkind (1819-1891) e Eugène Boudin (1824-1898), quando ele, vivendo em Saint-Adresse (Havre, 1862), mas passando os verões em Honfleur (1863-1865) participou Escola de São Simeão (v.).

REFERÊNCIA SELECIONADA:

SERULLAZ, M. A Academia Suisse e o Ateliê Gleyre. Apud SERULLAZ, M. O Impressionismo. Tradução de Álvaro Cabral. Paris: Presses Universitaires de France, 1961. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. 121p., pp. 38-39. 14 x 21 cm. (Coleção Cultura Contemporânea, v. 13).
 

 
 

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