GLOSSÁRIO: GRUPO (ESCOCÊS) DO IMPRESSIONISMO, O GRUPO DOS GAROTOS DE GLASGOW [THE GLASGOW BOYS] (Glasgow, Escócia; e Londres, Inglaterra, c. 1888-1918).
Os artistas do Grupo (Escocês) do Impressionismo foram influenciados pela Arte Gráfica japonesa, o Realismo francês e a pintura de James MacNeill Whistler (1834-1903), americano com formação artística russa: no começo do século XX ele se tornou o mais conhecido artista das vanguardas européias. Nessa associação de artistas não formalizada oficialmente, a liderança coube a William York MacGregor (1855-1923); e, entre seus proeminentes associados, os pintores Sir James Guthrie (1859-1930); e Sir John Lavery (1856-1941). Lavery nasceu em Dublin (Irlanda), mas estudou na Escócia. Outros associados foram Edward Atkinson Hosnel (1864-1943), James Elder Christie (1847-1914), Joseph Crawall (1861-1913), Thomas Millie Dow (1848-1919), David Gould (1865-1936), James Whitilow Hamilton (1860-1932), George Henry (1858-1943) e Edward Arthur Walton (1860-1922), destacados entre c. 20 artistas. Uma das mais importantes iniciativas do Grupo (Escocês) do Impressionismo ou o Grupo dos Garotos de Glasgow foi a publicação da The Scottish Arts Review (
Revista de Arte Escocesa, 1888-), que obteve grande divulgação para este grupo de renovadores da arte escocesa.
Os artistas do Grupo (Escocês) do Impressionismo, considerado o mais influente grupo de pintores Impressionistas e Pós-Impressionistas escoceses expuseram em mostras conjuntas com o Grupo do Novo Clube da Arte Inglesa [NEAC] (v. o Grupo (Britânico) dos Impressionistas Londrinos). O estilo dos escoceses foi associado à Arte Nova, especialmente destacada no Grupo (Escocês) dos Quatro (v.), liderado por Charles Rennie Mackintosh, e das irmãs MacDonald, que lideraram o Grupo das Garotas de Glasgow (v.).
As Galerias Nacionais da Escócia apresentaram a mostra Impressionismo na Escócia, expondo mais de 100 pinturas, pastéis e aquarelas, que mostraram a influência da arte dessa vanguarda européia sobre as obras de artistas escocêses desde o final do século XIX ao início do XX (Edimburgo, Escócia, out., 2008).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
BURKHAUSER. J. Glasgow Girls: Women in Art and Design 1880
– 1920. Glasgow: Canongate, 1993, pp. 80-90.
DICIONÁRIO. CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1990. 517p,, pp. 757. (Oxford reference).
..Disponível: "Art News" <signups@artknowledgenews.com>.Acesso: 07 dez.., 2010.
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