terça-feira, 17 de julho de 2012

GLOSSÁRIO: ARTE PRIMITIVA NAS VANGUARDAS FRANCESAS E RUSSAS (Paris, 1906-; Moscou, 1913-).


 GLOSSÁRIO: ARTE PRIMITIVA NAS VANGUARDAS FRANCESAS E RUSSAS (Paris, 1906-; Moscou, 1913-).

Assim como os artistas franceses de vanguarda passaram a colecionar a Arte Negra (v.), da África ou Oceânia, esculturas primitivas que Pablo Picasso, Guillaume Appolinaire e, depois, André Breton e escritores do Grupo do Surrealismo passaram a colecionar, os artistas das vanguardas russas passaram a colecionar as gravuras de Lubok (v. Xilogravura). Esses items foram procurados em feiras de arte e mercados de antiguidades e brechós do país. A primeira mostra que incluiu as gravuras de Lubok vistas como obras de Arte Primitiva ocorreu no Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura (Moscou, 19-24 fev., 1913). A mostra foi organizada por Mikhail Larionov e pelo jovem arquiteto e colecionador de Lubok, Nikolay Vinogradov (1885-1980). Posteriormente Vinogradov organizou o Museu de Arquitetura de Moscou, que possui documentos referentes à nova arquitetura russa do período logo após a Revolução Russa. Entre as mais de quinhentas obras mostradas na exposição foram incluídos vários exemplos de Artes Gráficas, como gravuras de várias regiões orientais (China, Japão, Coréia, Pérsia e Turquia), além de gravuras européias, entre outros itens como bandejas pintadas na tradição russa. Na apresentação do catálogo Larionov escreveu:

[…] Todos estes itens são Lubok, no sentido mais amplo da palavra, e tudo isto é arte maior[…] (KOVTUN, 1998: 81).

Exatamente um mês depois, Larionov inaugurou outra mostra no Salão Bolshaya Dimitrova, com quase seiscentos itens, incluindo cento e vinte e nove ícones, e cento e setenta gravuras de Lubok de sua coleção. Nessa exposição Natália Gontcharova expôs seis aquarelas e duas gravuras, influenciadas pela estética do Lubok, sendo que as duas últimas ilustraram poemas de Nekrasov; essas obras pertencem ao acervo da Galeria Tretiakov, em Moscou (KOVTUN, 1998).

REFERÊNCIA SELECIONADA:

KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., pp. 70-175.


Nenhum comentário:

Postar um comentário