quinta-feira, 19 de julho de 2012

GLOSSÁRIO: ACADEMIA (FRANCESA) COLAROSSI OU ATELIÊ COLAROSSI [ACADÉMIE COLAROSSI OÙ ATELIÊ COLAROSSI] (Paris, antes de 1870-1930).


 GLOSSÁRIO: ACADEMIA (FRANCESA) COLAROSSI OU ATELIÊ COLAROSSI [ACADÉMIE COLAROSSI OÙ ATELIER COLAROSSI] (Paris, c. 1870-1930).

A Academia Colarossi foi fundada pelo escultor italiano Filippo Colarossi na Îlle de la cité, como ateliê livre, onde os pintores praticavam o desenho e a escultura. Essa Academia de Arte foi local bem mais liberal do que a Escola Nacional Superior de Belas Artes (v.), pois admitia senhoras e permitia o desenho de modelos masculino e feminino de nu ao vivo, assunto polêmico na época. O ateliê também ficou conhecido por seus cursos de escultura de modelo vivo: a instituição atraiu grande número de alunos estrangeiros, americanos, escandinavos e canadenses. Quando se tornou mais conhecido o ateliê foi transferido para o n. 10 da rua de la Grande-Chaumière (c. 1870). Paul Gauguin esculpiu no Ateliê Colarossi, quase que diáriamente, junto com seu amigo o pintor Charle-Émile Schuffnecker (c. 1872-). Gauguin conheceu a bela jovem dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem ele se casou no ano seguinte (1873); ele executou a escultura da cabeça de Mette.

Henri de Toulouse-Lautrec, aprovado para estudar no Ateliê Léon Bonnat, na Escola de Belas Artes, abandonou o ensino acadêmico (set., 1885). O artista, que fôra aluno particular de René Pierre Charles Princeteau (1844-1944), pintor amigo de sua família, passou a praticar desenho no Ateliê Colarossi (c. 1886-). Toulouse-Lautrec fez amizade com Louis Anquetin, Émile Bernard, e Vincent van Gogh, entre outros artistas que, na mesma época, aperfeiçoavam seus dotes na escola de arte. O pintor australiano John Peter Russell (1858-1931), que viveu muitos anos em Paris, frequentou o Ateliê Colarossi onde conheceu os pintores citados, que, posteriormente, formaram as vanguardas ditas, Neo-Impressionistas ou Pós-Impressionistas (v.). Russell pintou na técnica clássica o retrato de Vincent van Gogh; e Henri de Toulouse-Lautrec, pintou em pastel a óleo, o retrato de Vincent van Gogh, no mesmo ano em que o artista holandês faleceu (1889); ambas as obras pertencem ao acervo do Museu Van Gogh (Amsterdã, Holanda).

O Ateliê Colarossi manteve seu espírito progressista e contratou a primeira professora, a artista plástica neo-zelandesa Frances Hodgkins. Na década de 1930, quando o Ateliê Colarossi fechou as portas, a Sra. Colarossi queimou os arquivos da instituição, parte importante da história da arte internacional, em represália contra a conhecida infidelidade de seu marido (ALLEY, 1962).

REFERÊNCIA SELECIONADA:

ALLEY, R. Gauguin. Traduction française de C. de Longevialle. Paris: O.D.E.J., 1962,.96p. Il., algumas color. 23,5 x 27,5 cm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário