sexta-feira, 13 de abril de 2012

SAUGUET, Henri: Henri Poupard (1901-1989).



O músico nasceu em Bordeaux e morreu em Paris. Depois de seu mestre Erik Satie, o músico e compositor Sauguet foi o mais representativo da dita, Escola de Arcueil [École d´Arcueil] (v.). Sauguet depois participou do Grupo dos Seis [Groupe des Six]. O novo grupo assim formado foi lançado por Rolf de Maré, que organizou o primeiro evento dos seus Balés Suecos [Ballets Suedois], no Théâtre des Champs Elysées (Paris, 1920). A critica chamou de o Grupo dos Seis, o grupo musical formado com colaboradores de Satie, como Georges Auric (1899-1963), Darius Milhaud (1892-1974), o suíço Arthur Honegger (1892-1955), Francis Poulenc (1899-1963), Germaine Tailleferre (1892-1983) e Louis Durey, que logo abandonou o grupo e foi substituído por Henri Sauguet.

A Companhia de Balé do Conde Etiènne de Beaumont lançou duas séries de espetáculos nos eventos intitulados As Noites de Paris [Les Soirées de Paris] (1924; 1925); para a primeira temporada Sauguet compôs a música para As Rosas [Les Roses] (1924). Para os Balés Russos [Ballet Russes] do empresário Serguei Diaghilev, Sauguet compôs a música para A Gata [La Chatte ] (1927), balé considerado como uma das obras-primas da companhia. Outro balé para o qual Sauguet compôs a música foi Rei David [Roi David] (Paris, 1928). Sauguet também compôs a música para alguns balés da Cia dos Balés de Monte Carlo dirigida pela bailarina Ida Rubinstein; para o empresário inglês C. Cochran, Sauget compôs A Noite [La Nuit]. Para a nova companhia Os Balés [Les Ballets] (1933), organizada pelo empresário americano Edward James, marido de Misia Sert (v. biografia), Sauguet compôs a música para Fastidioso [Fastes] (1933). Essa companhia de curta duração encenou vários balés com magistrais coreografias de Georges Balanchine. Para o Balé da Ópera de Paris, dirigido por Serge Lifar, Sauguet compôs [Les Forains] (1945) e [Les Mirages] (1947); e, para o novo Balé do Teatro dos Campos El,ísios [Ballets du Théâtre des Champs Elysées] o músico compôs O Édipo e a Esfinge [L'Oedipe et le Sphinx]. Sauguet compôs para o balé Os Feirantes e as óperas [La Cartuja de Parma] e Os Caprichos de Marianne, além de Concerto para Piano e a música Aspectos Sentimentais, que mostraram sua ligação com certas experiências de música concreta e atonal.

A música de Sauguet foi sempre composta com estilo despojado, associada à certo naturalismo primitivo. Sauguet compôs várias músicas para espetáculos que estrearam nos palcos parisienses como a música que Sergei Diaghilev encomendou-lhe para o balé A Gata [La Chatte], cuja primeira apresentação ocorreu em Monte Carlo (30 abr.). Nessa temporada o balé tornou-se a principal atração dos Ballets Russes e manteve-se no repertório da companhia durante os próximos dois anos que restaram na sua vida (1927-1929). O triunfo deste balé repetiu-se na abertura da temporada parisiense, desta feita realizada no Teatro Sarah Bernhardt (27 maio, 1927).

Sauguet foi um dos músicos franceses mais convidados para compôr as trilhas sonoras para o nascente cinema; ele compôs a trilha sonora para os filmes ? [L'Épervier] (1933) e para A Honorável Catarina [L'Honorable Catherine] (1942), ambos do diretor francês Marcel L'Herbier. Sauguet compôs música para documentários e curtas metragens de Decoin e Rouquier e para o filme Os Amantes Estão Sós no Mundo [Les Amoureux sont seuls au monde] (1948), de Pierre Daquin e Pierre Chenal.


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
DUFOURCQ, N. (Org.); ALAIN, O.; ANDRAL, M.: BAINES, A.; BIRKNER, G.; BRIDGMAN, N.; Mme. de CHAMBURE; CHARNASSÉ, H.; CORBIN, S.; AZEVEDO, L. H. C. de; DESAUTELS, A.; DEVOTO, D.; DUFOURQ, N.; FERCHAULT, G.: GAGNEPAIN, B.; GAUTHIER, A.; GÉRARD, Y. HALBREICH, H.; HELFFER, M.; HODEIR, A.; ROSTILAV, M.; HOFMANN, Z.; MACHABEY, A.; MARCEL-DUBOIS, C.; MILLIOT, S.; MONICHON, P.; RAUGEL, F.; RICCI, J.; ROUBERT, F.; ROSTAND, C.; ROUGET, G.; SANVOISIN, M.; SARTORI, C. SHILOAH, A.; STRICKER, R.: TOURTE, R.; TRAN VAN KHÊ, A. V., VERLET, C. VERNILLAT, F.; WIRSTA, A.; ZENATTI, A.
La Música: Los Hombres, Los Instrumentos, Las Obras. Barcelona: Planeta, 1976, pp. 185-186.

ENCICLOPÉDIA. KATZ, E. The Film Encyclopedia. Revised by Fred Klein and Ronald Dean Nolan. 3rd ed. New York: Harper - Perennial, 1999. 1586 p.: il., p. 1907.


SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 150-153.

HAGER, B. Les Ballets Suedois. Translated by Ruth Sharman. London: Thames and Hudson, 1990. 303p.: il., algumas color., p. 299.
 

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