sexta-feira, 20 de abril de 2012

GLOSSÁRIO: REVISTAS DADAÍSTAS E

GLOSSÁRIO:  REVISTAS DADAÍSTAS E OUTRAS, PUBLICADAS INTERNACIONALMENTE (Colônia, 1919-1929;  Hanover, 1913-1932; Munique, 1914-; Breslau,  1919-; Darmstadt, 1919-1921; Dresden, 1916-1929;  Weimar - Dessau, 1919-1932).
Nas cidades alemãs onde o movimento Dadaísmo tornou-se expressivo, como em Colônia onde foi liderado por Max Ernst, Johannes Theodor Baargeld, foram  publicadas as revistas Bulettin D [Buletim D, sendo D = Dadá], e Stupid [Estúpido](1919); Die Shammade [O Camarada] e Der Ventilador [O Ventilador] (1920) e, bem depois, a revista a-z (1929). Em outras cidades como Hanover, e com várias orientações editoriais, foram publicadas Das Weissen Blatter [A Página Branca] (1913-1921), Der Marstall [O Marechal] (1920) e Merz [Mércio = radical da palavra Co-Mércio, em alemão] (1922-1932), de Kurt Schwitters. Em Munique foi publicada Zeit Echo [Eco do Tempo] (1914-1917), também distribuida em Berna (Suíça); em Breslau, Die Erde [A Terra] (1919-1920); em Darmstadt, Das Tribunal [O Tribunal] (1919-1921), editada Paul Zech, que publicou anteriormente Das Neue Pathos [O Novo Pathos] (Berlim, 1915). Em Dresden, Das Ziel [O Objetivo] (1916-1920), Das Rohe Ufer [A Costa Bruta](1919-1920), Die Neue Schaubühne [A Nova Etapa] (1919-1925), Menschen [Povo] (1920-1921) e também Tranbordeur Dada [Transbordamento Dadá] (1922-1929), editada por Tristan Tzara. Na cidade dominada pela escola Bauhaus (1919-1925), Weimar, foi publicada a revista Bauhaus;e, mais tarde, quando a escola transferiu-se para Dessau e Berlim, a revista foi editada em várias outras cidades (1926-1932).
Para as publicações das vanguardas alemãs trabalharam os mais conhecidos repórteres fotográficos da época,  como Erich Salomon, Alfred Eisenstaedt, Tim Gidal, Fritz Goro, Germaine Krull, Martin Munkaczi e Felix Mann. O fotógrafo Rolf Reiss foi o colaborador preferido de John Heartfield, o mais conhecido ilustrador de revistas berlinenses, crítico contundente de Hitler e da política do Partido Nacional Socialista. Outros fotógrafos foram Willi Rudge, Umbo e André Kértesz: este último se destacou posteriormente no Grupo Internacional do Surrealismo (Paris, 1924 - 1966). 
As publicações tardias, do final da década de 1920: a-z editada por F. W. Seiwert e Heinrich Hoerle (Colônia, 1929); (Karlsruhe, 1930), lançada pelo artista Karl Hubbuch das vanguardas do Grupo da Nova Objetividade [Neue Sachlichkeit]  (1925-1933; v.). Na Alemanha, as vanguardas foram destruídas pelos nazistas devido à ascensão do Partido Nacional Socialista com Hitler no poder, que impôs a nova estética às artes (jan. 1933-1945; v. Grupo da Nova Objetividade: República de Weimar; v. Revistas Berlinenses, Dadaístas & Outras, Publicadas no Século XX; v. Revistas Dadaístas e Outras, Publicadas Internacionalmente; v. Revistas Detalhadas).

REFERÊNCIA SELECIONADA:

CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., pp. 42-43, 103-110, 159.

Nenhum comentário:

Postar um comentário