O Duque de Saxe-Meiringen e riquíssimo comerciante Savva Mamontov, passou a patrocinar artistas exclusivos que viviam na sua Colônia Abramcevo (v.). A totalidade dos artistas trabalhava com exclusividade para a Fábrica de Cerâmica (1901-1905), como Alexander Matvezev e o príncipe Paolo Troubetzkoy, que depois trabalhou para a Cia Teatral S. P. Diaghilev (v. Ballets Russes, Paris, 1909-1929). Outros artistas e cantores líricos trabalharam com exclusividade para a Companhia da Òpera Privada Russa do Teatro Kratkov (1885-1905).
A companhia operística encenou Uriel Acosta (1895), com libreto de Vasily Dmitrievich Polenov (1844-1927), cenários e figurinos de Konstantin Alekseevich Korovin (1861-1939); montou Czar Zoltán com libreto de Mikhail Mikhailovich Vrubel (1856-1910); O Demônio (1902), ópera em quatro atos com prólogo e lbreto de P. A. Viskavatov, cenografia de Vrubel, com direção de A. J. Morosov, sendo regente o maestro F. M. Blumenfeld, entre outras (v. COLÔNIA ABRAMCEVO, no Blog:
http://arterussaesovietica.blogspot.com/).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
http://arterussaesovietica.blogspot.com/).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, D. (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. :Moscou: Museu Bachrusín, 1990, p. 74.
INTERNET. Russian Art and Books. © Helix Art Center 2009 powered by bibliopolis terms, Imperial, Soviet and Emigrant Paintings. \Personalia. Pages 01-26. Disponível: <http://www.russianartandbooks.com/cgi-bin/russianart/view/Information.html> Acesso: 15 nov., 2009.
SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, p. 20.
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