Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
sábado, 3 de outubro de 2015
1934-1935 GRUPO (BRITÂNICO) DAS ABSTRAÇÕES OBJETIVAS [THE OBJECTIVE ABSTRACTIONS] (Londres, Inglaterra).
1934-1935 GRUPO (BRITÂNICO) DAS ABSTRAÇÕES OBJETIVAS [THE OBJECTIVE ABSTRACTIONS] (Londres, Inglaterra).
Destaque PASSMORE, Victor.
Esse grupo, que reuniu sete artistas, contou com a participação de Victor Passmore (1908-1938), Graham Bell, Thomas James Carr (Belfast, 1909-1999), Ivon Hitchens (1893-1979), Ceri Geraldus Richards (1903-1973), Rodrigo Moynihan (1910-1990), (Norman) Edgar Hubert (1906-1985) e Geoffrey Tible (1909-1952). A mais importante mostra do grupo foi intitulada de Abstrações Objetivas e realizada na Galeria Zwemmer (Londres, 1934). Esses artistas proclamaram sua independência do pincel e da tinta, de modo que, segundo declaração do crítico de arte, diretor de museus e organizador de importantes mostras Sir John Rothenstein (1872-1945), esse coletivo antecipou cerca de duas décadas o movimento do Expressionismo Abstrato norte-americano (Chilvers, 1999).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
Chilvers, I. (1990). The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford, N.Y.: Oxford University Press, p. 451. (Oxford reference).
Edgar Hubert. (2015). Retrieved from:
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