DADAÍSMO EM ZURIQUE (1916-1919).
Destaque: BALL, Hugo.
O grupo começou quando Hugo Ball (1875-1927) pediu a seu amigo Jan Epharam para utilizar seu cabaré na rua dos Espelhos [Spiegelgasse], em Zurique. No dia da inauguração (5 fev., 1916), apresentaram-se a Ball os jovens romenos Tristan Tzara (Sami Rozenstock, 1896-1963) e Marcel Janco (1895-1984); o suíço Hans Arp (1886-1966) e a alemã Emmy Hennings (1885-1948). Na primeira noite Hennings cantou canções em francês: ela era a única artista profissional do grupo, musa consagrada dos cabarés de Berlim, depois esposa de Ball. Foram declamados poemas de Wassily Kandinsky (1866-1944) e Else Lasker-Schüler (1869-1945); A Canção do Trovão [Donnerwetterlied] de Frank Wedekind (Benjamin Franklyn Wedekind, 1864-1918); a Dança da Morte [Tottentanz]; e a canção A la Villette, de Aristide Bruant (Louis Armand Aristide Bruant, 1851-1925). O cabaré ficou lotado com muitos estrangeiros que abrigaram-se na Suíça, fugindo da I Guerra Mundial, como o próprio Ball, que fugiu do serviço militar alemão e entrou na Suíça com papéis forjados.
O Dadaísmo não terminou, pois os artistas haviam inaugurado a Sociedade Voltaire (16 abr., 1916), onde organizaram mostra internacional de arte. Nesse momento surgiu o nome do movimento, batizado de Dadá, por Ball e Huelsenback. Os artistas partiram para espaços alugados como o Haag Hall, onde foi organizada a primeira Noite Dadá (14 jul. 1916). Neste momento e local Hugo Ball leu seu manifesto; Arp recitou Explicação [Erklärung]; Janco Minhas Imagens [Meine Bilder]; apareceram novos nomes, como do músico e pianista suíço Hans Heusser (1892-1942), que tocou suas Próprias Composições [Eigene Kompositionen]. Tzara recitou com várias vozes o poema ruidista de sua autoria e Huelsenbeck seu Poema Vogal.
No mês de julho saiu publicado o primeiro volume da Coleção Dadá, contendo o texto da peça teatral de autoria de Tzara, A Primeira Aventura Celestial do Sr. Aspirina [La première Aventure Céleste de M. Antipyrine]; em setembro ou outubro foram publicados dois volumes de poesia por Huelsenbeck. Em janeiro do ano seguinte (1917) os artistas lançaram a Galeria Dadá, no espaço alugado à Galeria Corray, em Zurique: a primeira mostra apresentou obras de Hans Arp, Otto van Rees (1884-1957), Marcel Janco e Hans Richter, além do programa didático de palestras por Tzara que falou sobre Cubismo, O Velho e o Novo e A Arte do Presente. A galeria durou menos tempo que o Cabaré Voltaire: apenas 11 semanas. Ball e Hennings partiram para outra cidade suíça, Agnuzzo, na região do Ticino. No entanto, o grupo encontrou apoio com Herwarth Walden (1879-1941), do Grupo Editorial da Tempestade [Der Sturm], que organizou a segunda mostra de artes plásticas na Galeria da Tempestade (Berlim, 9 abr., 1917). Huelsenbeck, que estudava medicina, permaneceu em Berlim, onde tornou-se a figura inaugural do movimento nesta cidade.
Encontram-se publicadas inúmeras fotografias como as de Ball e Emmy Hennings (Zurique, 1916); de Ball vestido com costume de Marcel Janco, recitando no palco do Cabaré Voltaire o poema Kara wane, de sua autoria, cuja fotografia original encontra-se no acervo da Kunsthaus, Zurique; a fotografia de Hennings, bela e elegante; a fotografia de Tzara, Arp e Richter (Zurique, 1917-1918); a fotografia de Arp com Sophie Taeuber, que tornou-se sua esposa, junto com marionetes criadas por ela e usadas nas performances de seu teatro de marionetes (GOLDBERG, 1978; e RICHTER, 1993).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978.
475p.: il., pp. 79-86,
BIRO, A.; PASSERON, R. Dictionaire Général du Surréalisme et ses environs. Fribourg: Office du livre - Presses Universitaires de France, 1982, p. 16.
BRITT, D.; MACKINTOSH, A.; NASH, J. M.; ADES, D.; EVERITT, A; WILSON, S.; LIVINSGSTONE, M. Modern Art: from Impressionism to Post-Modernism. London: Thames and Hudson, 1989, 416p.: il., p. 222.
GOLDBERG, R. Performance Art: from Futurism to the Present. London: Thames and Hudson, 1978,2001. 206p., il., some color. 15 x 21 cm (world of art), pp. 56-59, 60-67.
RICHTER, H. HAUPTMANN, W. (Post-Scriptum). Dada art & anti-art. Koln: Du Mont Shauberg, 1964. 1965. 246p.: il., p.100.
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