Destaque: KLIMT, Gustav.
O grupo se formou e foi presidido pelo principal artista da vanguarda vienense, Gustav Klimt (1862-1918), que tornou-o grande sucesso, determinante na renovação das artes austríacas, da Arquitetura às Artes Decorativas. O Novo Estilo [Jügendstil] lançado pela Secessão Vienense, também conhecido como Estilo da Secessão [Sezessionstill], se transformou no Arte Nova [Art Nouveau] na França e no Liberdade [Liberty] na Inglaterra. Participaram desse grupo multidisciplinar arquitetos como Adolf Loos (1870-1933); escritores como O. J. Bierbaum (Otto Julius Bierbaum, 1865-1910), Hermann Bahr (1863-1934), Rainer Maria Rilke (1875-1926); e artistas plásticos como Oskar Kokoschka (1886-1980) e o citado Gustav Klimt, entre muitos outros.
A Secessão Vienense sob a gestão de Klimt experimentou a maior prosperidade nas artes européias; houve grande demanda das obras dos participantes, especialmente das pinturas dele, considerado o maior artista de seu país. O grupo publicou a revista de sucesso Ver Sacrum (Primavera Sagrada, Viena, jan., 1898-1899; Leipzig, 1899-1903), que representou o principal meio de divulgação de seus artistas. A revista citada misturou arte com literatura e, devido a seu desenho arrojado, implantou nova concepção gráfica.
O grupo da Secessão Vienense foi tão bem sucedido que conseguiu construir sua nova sede, idealizada como centro cultural moderno projetado pelo arquiteto austríaco de renome, Joseph Maria Olbrich. O projeto privilegiou os grandes espaços amplos e abertos; o arquiteto utilizou soluções arquitetônicas inovadoras como divisórias móveis. O projeto da edificação monumental, todo em linhas retas, foi inspirado na simplicidade da arquitetura dos templos greco-romanos, com total ausência de ornamentos na fachada. No fronstispicio do novo prédio, acima da entrada principal, foram gravadas as palavras escolhidas pelos artistas do grupo:
À ARTE SUA LIBERDADE À ÉPOCA SUA ARTE.
O Palácio da Secessão passou a funcionar como verdadeiro centro cultural, promovendo eventos musicais como concertos, além de mostra artística anual. Nesse período G. Klimt tornou-se artista de renome internacional, quando participou de mostras por toda a Europa. A grande crise na Secessão Vienense, fez com que Klimt se retirasse da associação (1905). Os principais artistas do grupo da Secessão Vienense foram Frederic Hodler (1853-1918), Joseph Hoffmann (1870-1956), Julius Klinger (1876-1920), Oskar Kokoschka (1886-1980), Kolomon Moser (1868-1918) e Egon Schiele (1890-1918). O banqueiro Fritz Waerndorfer foi patrono da Secessão Vienense.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
BONFANTI-WARREN, A. The Musée D'Orsay. New York: Barnes and Noble, 2000. 320p., il., color., p. 245. 25,5 x 36,5 cm.
FAHR-BECKER, El Modernismo. Colonia: Konemann, 1996,p. 402.
FRODL, G. Klimt. Poitiers: Profils de l' Art Chêne, 1990, pp. 54-83.
GIBSON, M, NERET, G. Symbolism. Figures du Moderne, 1905-1914. Cologne: Benedikt Taschen, 1992, 1995. 255p.: il., p. 234.
PIERRE, J. L'Univers Symboliste: décadence, symbolisme et art nouveau. Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1991, p. 282.
WERNER, Alfred. Gustav Klimt. 100 Drawings. New York: Dover Publications, 1972, pp. 05-10.
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