quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

BIOGRAFIA: VUILLARD, Jean-Édouard (1868-1940).



 
OS NABIS. VUILLARD, Jean-Édouard (1868-1940).


O artista plástico francês nasceu em Cuiseaux (Bâle). Vuillard passou a infância em Paris e estudou no renomado Liceu Condorcet, onde foi colega de Ker-Xavier Roussel (1867-1944), que sua familia adotou informalmente e que, posteriormente casou-se com sua irmã. Os pintores trabalharam inúmeras vezes juntos executando decorações de teatro e painéis decorativos, entre outras pinturas.

Vuillard estudou arte na conhecida Academia Julian onde encontrou Pierre Bonnard (1867-1947), Paul Sérusier (1864-1927), Henri-Gabriel Ibels (1867-1936), Paul Ranson (1864-1909) e Félix Vallotton (1865-1925), entre outros. Os artistas formaram o vitorioso Grupo dos Nabis [Profetas, em hebraico]. O grupo bem relacionado realizou inúmeras obras nas Artes Decorativas, como Tapeçarias, Jóias, Mobiliário e Murais para a alta burguesia parisiense. O estilo das obras de Vuillard originou-se do Impressionismo, mas modernizou-se: ele foi um dos precurssores do Grupo dos Fauvistas (Fauves ou Fauvista), pois, c. uma década antes do início do século XX suas obras já utilizavam as cores de pigmento puro, as manchas e o desenho estilizado e pouco definido da que foi a primeira vanguarda francesa no século XX (Paris, 1905-1908).

Vuillard foi apaixonado por Misia Sert, a primeira esposa do conhecido editor Thadée Natanson, que publicou A Revista Branca (La Révue Blanche, Paris-Bruxelas), para a qual o artista desenhou ilustrações. Vuillard executou sob encomenda do casal os nove painéis da obra Os Jardins Públicos (Les Jardins Publiques, 1894), que ficaram em exposição na sala de jantar dos Natanson e depois, no hotel de seu irmão, Alexandre Natanson. A pintura de Vuillard pode ser definida como intimista e pessoal: a obra Mulheres costurando (1892, óleo/ cartão, 47,5 cm x 57,5 cm, coleção de Josefowitz), de Vuillard, foi das precurssoras do Fauvismo; sua obra O Corpete Listrado (Le Corsage Rayé, 1895, óleo/ tela, 65,7 cm x 58,7 cm, pertence ao acervo da Galeria Nacional de Arte (National Gallery of Art, Washinghton D.C.); ambas as citadas se encontram reproduzidas (DUROZOI, 1992). As obras Na cama (1891, óleo/ tela, 73 cm x 92,5 cm); a pintura Capela em Versailles (1917-1918, óleo/ papel/ tela, 96 cm x 66 cm); e 3 dos painéis dos Jardins Públicos (1894), como o painel 1, Jardins Públicos (2.17 cm x 73 cm); painel 2, A Babá (213 cm x 154 cm) e painel 3, O Guarda-sol (213 cm x 154 cm), hoje pertencem ao acervo do Musée d'Orsay (Paris) e se encontram reproduzidos (BONFANTE-WARREN, 2000).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


BONFANTI-WARREN, A. The Musée D'Orsay. New York: Barnes and Noble, 2000. 320p., il., color., pp. 30-31, 34, 35,188, 308-309, 310. 25,5 x 36,5 cm.


DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 650.
 

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