HISTÓRIA DO PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU.
ESCOLA (HOLANDESA DE) HAIA (Haia, 1870-).
Essa escola holandesa de arte de vanguarda incluiu as obras de Josef Israels (1824-1911), dos irmãos Maris: Willem, 1844-1910; Matthijs, 1839-1917; e Jacob Henricus, 1837-1899; de Hendrik Willem Mesdag (1831-1915), Anton Mauve (1838-1888) e Hendrik Johannes Weissenbruch (Jan Weissenbruch, 1824-1903), entre outros. Quase todos os citados produziram obras nas técnicas de desenho, aquarela, pintura e gravura (litografia). Os artistas holandeses produziram paisagens extremamente atmosféricas; um deles, Hendrik Willem Mesdag, foi artista que pintou diretamente na natureza à beira-mar, e suas obras o tornaram conhecido como o pintor dos barcos de Scheveningen (1866-). Seu pai foi industrial e banqueiro: Mesdag deveria assumir os negócios familiares, mas, apoiado por sua esposa, abandonou a profissão e decidiu viver somente como artista: ele fundou, com outros expoentes da dita, Escola de Haia, Anton Mauve (1838-1888), primo de Vincent van Gogh (1853-1890) e Willem Maris (1844-1910), a Sociedade Holandesa do Bule de Chá que passou a organizar anualmente mostra coletiva de aquarelas da qual participaram artistas reconhecidos como Jan Weissenbruch (1824-1903), entre outros. Mesdag foi colecionador de arte e deixou para Haia suas pinturas, além de mais de 200 obras dos expoentes da Escola (Francesa) de Barbizon compradas na França e expostas no museu que ele construiu nos jardins de sua residência.
O artista mais admirado na Holanda entre os expoentes da dita, Escola de Haia foi Josef Israels: de origem judaica, Israels pintou a vida do povo, obras tocantes com temáticas simplificadas como interiores das residências humildes, mulheres que esperam o regresso de seus maridos pescadores, crianças brincando à beira-mar, temas recorrentes na Escola de Haia. Durante seus anos de aprendizado Vincent van Gogh admirou e foi influenciado pela obra de vários artistas pertencentes à Escola de Haia, além de ter sido primo e amigo pessoal de Anton Mauve, conforme citou nas suas cartas dirigidas a seu irmão Théo.
Algumas dessas obras se destacam, como, por ex., quando Vincent pintou, logo depois, seu pai faleceu (27 mar., 1885), os excepcionais quadros Realistas de sua fase holandesa: Os comedores de Batatas. Na série o pintor retratou, de forma crua, camponeses de sua região natal reunidos em torno da modesta refeição. Essa pintura seguiu a estética do mais famoso pintor das vanguardas holandesas, Josef Israels (1824-1911).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
ALLEY, R. Gauguin. Traduction française de C. de Longevialle. Paris: O.D.E.J., 1962, p. 07-11.
INTERNET. Jozef Israëls. From Wikipedia, the free encyclopedia. Disponível:
http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Jozef_Israëls&oldid=505778164 Acesso: 25 out., 2012.
INTERNET.Hendrik Willem Mesdag. From Wikipedia, the free encyclopedia. Disponível:
http://nl.wikipedia.org/w/index.php?title=Hendrik_Willem_Mesdag&oldid=32232561 Acesso: 25 out., 2012.
INTERNET.
Anton Mauve. From Wikipedia, the free encyclopedia. Disponível:
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INTERNET. Matthijs Maris.
rom Britannica on line. Disponível: http://www.britannica.com/EBchecked/topic/365465/Matthijs-Maris Acesso: 25 out., 2012.
INTERNET. Jan Hendrik Weissenbruch. From Wikimedia Commons, the free media repository. Disponível: "http://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Category:Jan_Hendrik_Weissenbruch&oldid=48073569" Acesso: 25 out., 2012.
VAN GOGH, V. Cartas a Théo. Tradução de Pierre Ruprech.
Nova ed., ampl. il. Porto Alegre: L & PM Editores, Pocket, vol. 21, jul., 2003.
WALTHER, I.; F., METZGER, R. Van Gogh the complete paintings:. Arles, February 1888. Auvers-sur-Oise, July, 1890. Cologne: Benedikt Taschen, 1993. 02 v., 740p.: il. color. 19 x 24 cm.
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