sábado, 10 de novembro de 2012




HISTÓRIA DO PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU.
BIOGRAFIA: HAYET, Louis (1864-1940). 

 
O artista Pontilhista e Pós-Impressionista Hayet, nasceu em Paris;   de origem modesta, não restou-lhe senão ser autodidata. CLAY (1973) declarou sobre o artista:

[...] inventor apaixonado, recentemente descoberto graças ao trabalho de Jean Sutter. Louis Hayet desenvolveu, de forma independente uma série de métodos pictóricos modernos, que provaram sua inserção na pesquisa feita por pintores no século XX [...].

Quando a Torre Eiffel estava em construção Hayet pintou o quadro de técnica pessoal que se aproxima do Pontilhismo, quando substituiu os pontos por traços multicoloridos verticais e diagonais, expressos na obra Construção da Torre Eiffel (1887, aquarela/ algodãozinho/ tela, 21,12 cm x 28,80 cm).

Na época, a construção da gigantesca torre suscitou inúmeras discussões apaixonadas e criou toda série de violentos opositores, entre a nova geração, que incluiu destacadas figuras da intelectualidade e da sociedade francesa (c. 1887-1889). Muitos dos artistas do grupo Neo-Impressionista como G. Seurat, entre outros, sentiram que o tipo de construção mantinha certa identidade com a mais moderna técnica pictórica dos artistas mais vanguardistas da época, os Pontilhistas, que construíam suas obras com a reunião de pequenos pontos separados de pigmentos puros colocados sobre a tela, somente unidos depois pela visão do olho humano. Hayet pintou nessa técnica a imagem da Torre Eiffel já concluída, no quadro Praça da Concórdia (Place de la Concorde, 1888, óleo/ tela, 22.40 cm x 33,60 cm). Seurat também pintou A Torre Eiffel (1889, óleo/ tela, 30,08 cm x 18,72 cm), obra que, juntamente como o quadro de Hayet citado, se encontra  reproduzida (CLAY, 1973).

Hayet demonstrou preocupações cinéticas e estudou os efeitos da luz nas obras que ele pintou sobre tecido translúcido (tarlatan): a luz filtrada através do tecido fino mudava a cada momento a imagem da obra vanguardista. Hayet executou quatro painéis sobre tarlatan, pintados com formas geométricas e abstratas, que o artista chamou de Aquarelas em Tarlatan com 4 diferentes fundos (1889). A obra de Louis Hayet encontra-se reproduzida (CLAY, 1973), que declarou:
 [...] A cada momento da mudança do fundo, o artista muda o equilíbrio dos pigmentos arranjados no tarlatan e oferece uma      composição com cores dominantes do vermelho, azul, amarelo ou outro tom. Cada mudança aumenta ou diminui o efeito das pinceladas [...].

 Declarou ainda que a obra de Hayet antecipou várias das pesquisas das ditas, Expansões Esféricas de Gino Severini (1914); e das obras vanguardistas de Robert Delaunay, que também pintou a Torre Eiffel em muitos quadros que caracterizaram seu estilo legitimado como do pintor de Paris.

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

CLAY, J.; HUYGUE, R. (Pref.). Impressionism. Seacaucus, New Jersey: Chartwell Books Inc., 1973, pp. 296-297.   
 

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