HISTÓRIA DO PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU.
BIOGRAFIA: HAYET, Louis (1864-1940).
O
artista Pontilhista e Pós-Impressionista Hayet,
nasceu em Paris; de origem modesta,
não restou-lhe senão ser autodidata. CLAY (1973) declarou sobre o artista:
[...]
inventor apaixonado, recentemente descoberto graças ao trabalho de Jean Sutter.
Louis Hayet desenvolveu, de forma independente uma série de métodos pictóricos modernos,
que provaram sua inserção na pesquisa feita por pintores no século XX [...].
Quando
a Torre Eiffel estava em construção Hayet pintou o quadro de técnica pessoal que
se aproxima do Pontilhismo, quando
substituiu os pontos por traços multicoloridos verticais e diagonais, expressos
na obra Construção da Torre Eiffel (1887,
aquarela/ algodãozinho/ tela, 21,12 cm x
28,80 cm).
Na
época, a construção da gigantesca torre suscitou inúmeras discussões
apaixonadas e criou toda série de violentos opositores, entre a nova geração,
que incluiu destacadas figuras da intelectualidade e da sociedade francesa (c.
1887-1889). Muitos dos artistas do grupo Neo-Impressionista como G. Seurat,
entre outros, sentiram que o tipo de construção mantinha certa identidade com a
mais moderna técnica pictórica dos artistas mais vanguardistas da época, os Pontilhistas, que construíam suas obras
com a reunião de pequenos pontos separados de pigmentos puros colocados sobre a
tela, somente unidos depois pela visão do olho humano. Hayet pintou nessa
técnica a imagem da Torre Eiffel já concluída, no quadro Praça da Concórdia (Place de la Concorde, 1888, óleo/ tela, 22.40 cm
x 33,60 cm). Seurat também pintou A Torre Eiffel (1889, óleo/ tela, 30,08 cm x 18,72
cm), obra que, juntamente como o quadro de Hayet citado, se encontra reproduzida (CLAY, 1973).
Hayet
demonstrou preocupações cinéticas e estudou os efeitos da luz nas obras que ele
pintou sobre tecido translúcido (tarlatan): a luz filtrada através do tecido
fino mudava a cada momento a imagem da obra vanguardista. Hayet executou quatro
painéis sobre tarlatan, pintados com formas geométricas e abstratas, que o
artista chamou de Aquarelas em Tarlatan
com 4 diferentes fundos (1889). A obra de Louis Hayet encontra-se
reproduzida (CLAY, 1973), que declarou:
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CLAY, J.; HUYGUE, R. (Pref.). Impressionism. Seacaucus, New Jersey:
Chartwell Books Inc., 1973, pp. 296-297.
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