GRUPO (INTERNACIONAL) DA SOCIEDADE DOS VINTE [SOCIÉTÉ LES XX] (Bruxelas, Bélgica, 1894-1897).
Destaques: Octave MAUS e Ferdinand KNOPFF.
O advogado Octave Maus (1856-1919)foi quem organizou as mostras do grupo que, no final do século XIX, inseriu a Bélgica como centro importante na história das vanguardas artísticas européias. No momento de grande progresso no país, o Grupo dos XX foi influente na vida cultural belga, pois promoveu concertos de música clássica, palestras de intelectuais como Émile Verhaeren e Catule Mendès, além de mostra internacional anual de artes plásticas. A alta sociedade belga abriu as portas para as vanguardas européias, principalmente as francesas.
A dita, Sociedade dos XX publicou a revista A Arte Moderna [L´Art Moderne], que se transformou em importante orgão de divulgação, não só do grupo de artistas belgas, mas da arte das vanguardas européias em geral. A crítica de arte da publicação foi exercida por expoentes intelectuais da época, como Octave Mirbeau (1848-1917), Félix Fénéon (1861-1944), Jóris-Carl Huysmans (1848-1907) e Émile Verhaeren (1855-1916). A revista publicou inúmeros artigos dos Simbolistas europeus: de Villiers de l'Isle Adam (1838-1889), Catulle Mendès (1841-1909), Stéphane Mallarmé (1842-1892), Gustave Kahn (1859-1936) e Paul Verlaine (1844-1996), entre outros.
Os mais destacados artistas plásticos, escritores belgas e franceses, se reuniram para patrocinar as primeiras mostras da Sociedade dos XX. A associação foi patrocinada por 20 membros, entre esses Charles Baudelaire (1964-1966), Edmond Piccard (1836-1924), Willy Finch (1854-1930), Théo van Rysselberghe (1862-1926), Ferdinand Knopff (1858-1951) e Félicien Rops (1823-1941), entre outros. Para a primeira mostra foram enviados convites para os artistas belgas James Ensor (1860-1949), Henry de Groux (1867-1930), Théo van Rysselberghe (1862-1926), Jan Toroop (1858-1928) e Henri van de Velde (1863-1957), entre outros.
A importante mostra anual do Grupo dos XX passou a convidar artistas emergentes europeus para expôrem suas obras na mostra belga, coincidentemente a partir do último ano da realização das mostras dos Impressionistas franceses (Paris, 1885). Para a primeira mostra belga (1884), foram convidados artistas renomados europeus como o americano que nasceu na Rússia, James McNeill Whistler (1834-1903) e o escultor francês Auguste Rodin (1840-1917). Pinturas dos Impressionistas franceses Claude Monet (1840-1926) e de Pierre Auguste Renoir (1841-1919) participaram da segunda mostra (1886). No ano seguinte (1887) expuseram obras outros artistas da mesma escola Impressionista, Berthe Morisot (1841-1895), Camille Pissarro (1830-1903) e, pela primeira vez, o expoente pontilhista, posteriormente nomeado de Pós-Impressionista, Georges Seurat (1859-1891). Na mostra seguinte (1888), expôs obras o desenhista do movimento, Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) e o Pontilhista emergente Paul Signac (1863-1935).
Os belgas convidaram Paul Cézanne (1839-1906), e o dito, Príncipe dos Sonhos, Odilon Redon (1840-1916), novamente Pierre Renoir e os Pós-Impressionistas Signac e Seurat, o Impressionista Alfred Sisley (1839-1899), novamente Henri de Toulouse-Lautrec; e, finalmente, Vincent van Gogh (1853-1890), que, pela primeira vez, pode expôr dois de seus quadros internacionalmente (1889). Novamente convidado na mostra seguinte, V. van Gogh enviou dez pinturas (1890): e, no ano seguinte ao da morte do artista, a mostra anual do Grupo dos XX promoveu a primeira retrospectiva da obra de Vincent van Gogh (1891). No mesmo ano o grupo expôs obras de Paul Gauguin (1848-1903), Camille Pissarro e Georges Seurat. Na mostra seguinte o salão expôs obras de Mary Cassatt (1844-1926), Maurice Denis (1870-1943), novamente pinturas de Toulouse-Lautrec. Foi organizada a retrospectiva póstuma de Georges Seurat (1892). O Grupo dos XX encerrou as atividades logo depois dessa mostra, sendo substituído pelo Grupo da Estética Livre [La Libre Esthétique], que não alcançou o mesmo sucesso, nem o prestígio do primeiro grupo. Devido à sua divulgação internacional recebida pela participação nos XX, o Pontilhismo francês formou o ramo belga com o Grupo (Francês) do Néo-Impressionismo (v. o Grupo de Saint-Clair).
Dois importantes museus internacionais, o Museu d’Orsay (Paris) e o Museu de Belas Artes de San Francisco [The Fine Arts Museum of San Francisco], organizaram duas importantes mostras, conjuntas e consecutivas. A primeira, Nascimento do Impressionismo: obras-primas do Museu d’Orsay [Birth of Impressionism: Masterpieces from the Musée d’Orsay]; e, a segunda, Além do Pós-Impressionismo: obras-primas do Museu d’Orsay [Beyond: Post-Impressionism: Masterpieces from the Musée d’Orsay], destacando obras que estiveram em exposição no Museu Young (San Francisco, CA, maio, 2010 - jan., 2011). Cada exposição apresentou aproximadamente 100 pinturas do acervo do Museu d’Orsay, verdadeiras obras-primas de c. de 40 mestres Impressionistas e Pós-Impressionistas, inclusive de Cézanne, Degas, Gauguin, Manet, Monet, Pissarro, Renoir, Rousseau, Seurat, Sisley, Toulouse-Lautrec, Vincent van Gogh e Vuillard (Art Knowledge News).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
BOCOLA, S. The art of modernism: Art Culture and Society from Goya to the Present Day. Translated by Catherine Shelbert & Nicholas Levin. Edimburgh: Fiona Elliot. Munchen: Prestel, 1999.
BONFANTI-WARREN, A. The Musée D'Orsay. New York: Barnes and Noble, 2000. 320p., il., color. 25,5 x 36,5 cm.
BOUDIN, E. Eugène Boudin 1824-1898. Honfleur: Anthèse, Musée Eugène Boudin, 1992. 253p.: il. color.
CLAY, J. Modern Art, 1890-1918. London: Octopus, 1978. 320p., il.
FRÉCHES, C.; FRÉCHES, J. Toulouse-Lautrec: les lumiéres de la nuit. Paris: Gallimard, 1993. 176p.: il. color. (Découvertes Gallimard, v. 132).
HUNTER, S. Henri de Toulouse-Lautrec 1864-1901. New York: Sam Hunter, Harry N. Abrams, 1953. (The Pocket Library of Great Art).
HUISMANN, P; DORTU, M. G. Lautrec pour Lautrec. Barcelona: Ed. Blume, 1965. 1992.
INTERNET. Art Knowledge News - Keeping You in Touch with the World of Art... #The de Young Museum and Musée d'Orsay Announce Two Impressionist Exhibitions to Debut in San Francisco. Disponível: "Art News" <signups@artknowledgenews.com>.Acesso: 22 jan., 2011.
PERDRILLAT, M. Seurat. Genève: Skira, 1990.
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