segunda-feira, 8 de outubro de 2012

 
HISTÓRIA DO PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU. ACADEMIA (FRANCESA) JULIAN [ACADÉMIE JULIAN] (Paris, 1860-). 

A Academia Julian foi fundada por Rudolph Julian; seu primeiro endereço foi na Passagem das Artes (Paris, 1860-). A academia, que pautava pelo ensino de fórmulas acadêmicas, se instalou em diversos bairros parisienses: passou por Montmartre, Saint Denis e Montparnasse, até se instalar no seu endereço definitivo, na rue du Dragon 31. Depois do começo difícil, finalmente a Academia Julian se tornou escola conhecida e bem sucedida (c. 1888-).




Esta foi a primeira academia privada fundada na sombra da Escola Nacional de Belas Artes, que ensinava Arte Acadêmica. A instituição não foi rival da escola, mas antes ofereceu o ensino preparatório para alunos que queriam prestar o exame para ingressar na importante Escola Nacional Superior de Belas Artes. Grande parte do grupo dos Nabis (v.), estudou na Julian: Bonnard, Denis, Ibels, Ranson, Roussel, Valtat e Vallotton, entre outros artistas conhecidos. O professor da Academia de Belas Artes, William Bouguereau, ensinou na Julian; e Henri Matisse, que estudou sob o mestre Gustave Ferrier, foi seu aluno (1892).

O Nabis Paul Sèrusier foi assistente [massier] do professor Jules Lefèvre, mestre duro, desdenhoso e sem compreensão. No começo do século estudaram na Academia Julian os artistas Marcel Duchamp, Henri de La Fresnaye, André de Segonzac e Fernand Léger, entre outros que se tornaram artistas reconhecidos. Devido à rigidez do ensino na Julian, vários artistas que posteriormente se tornaram expoentes das artes francesas e mundiais, se afastaram da escola, promovendo uma manifestação de revolta (1903).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


BOYLE-TURNER, C. Paul Serusier, la technique, l'oeuvre peint. Traduction de Ivone Rosso. Lausanne: Edita, 1988, pp. 60-61, 152-154.
 
ELLRIDGE, A. Gauguin and the nabis: prophets of Modernism. Paris: Terrail, 1995, p. 100.
 
FRECHES-THORY, C.; TERRASSE, A.; LE ROUX, J. Les Nabis. Tours: Flammarion, 1990, 319p.: il., pp. 17-20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário