domingo, 1 de julho de 2012

BIOGRAFIA: GUILLAUME, Paul (1891-1934).



BIOGRAFIA: GUILLAUME, Paul (1891-1934).


Colecionador e negociante de arte, foi um dos amigos diletos de Guillaume Apollinaire (1880-1918; v. biografia), um dos primeiros a concentrar- se na divulgação e comercialização da arte dita, Negra, africana e primitiva. A Galeria de Arte Paul Guillaume, em Paris, tornou- se o ponto de encontro dos vanguardistas, onde muitos adquiriram coleçõesvde arte primitiva. Guillaume publicou anúncios de sua Galeria de Arte na revista que Apollinaire editou com sucesso, As Noites de Paris [Les Soirées de Paris] (Paris, 1912-1914).

Apollinaire, que morreu em conseqüência da gripe espanhola (1918), foi muito amigo de Picasso, com quem envolveu-se em episódio comprometedor do desaparecimento de algumas obras de arte negra de museu parisiense. Apollinaire ficou preso alguns dias, mas depois foi inocentado do ato ilícito: o episódio encontra-se relatado no Catalogue Raisonée de Pablo Picasso (CACHIN & MINERVINO, 1977).

Guillaume promoveu mostras de arte moderna, em conjunto com obras do final do século XIX e início do XX, nas quais se especializou. Guillaume foi pesquisador e promotor de um dos primeiros estudos sérios publicados sobre arte africana e Oceânica: ele foi coautor e colaborou com Apollinaire na publicação do livro Esculturas Negras [Sculptures Négres] (Paris, 1917).

Guillaume organizou a primeira mostra desse tipo de arte intitulada Primeira Exposição de Arte Negra e Oceânica [Premiére Exposition d'Art Négre et d'Art Oceanien], na Galeria Devambez, quando reproduziu no catálogo o texto de Apollinaire, A Propósito da Arte dos Negros [A propos de l'art des noirs] (1919).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il,


CATALOGUE RAISONNÉ, CACHIN, F.; MINERVINO, F. Tout l'oeuvre peint de Picasso, 1907-1916. Introduction par Françoise Cachin; documentition par Fiorella, Minervino. Paris: Flammarion, 1977.

p. 28. 135p.: il. algumas color. - notas gerais – inclui índices; cronologia 23,5 x 31 cm, pp. 127.

Nenhum comentário:

Postar um comentário