domingo, 1 de julho de 2012

BIOGRAFIA: GROSS (HUGO), Valentine (1890-1968).


 BIOGRAFIA: GROSS (HUGO), Valentine (1890-1968).

Pintora francesa, nasceu Gross (Boulougne-sur-mer) e faleceu em Paris. Artista multimídia Gross foi desenhista, ilustradora, gravadora, cenógrafa e figurinista, colaboradora do neto de Victor Hugo, Jean Hugo, na criação das máscaras e figurinos para o balé Os Noivos da Torre Eiffel [Les Mariés de La Tour Eiffel] (1921), produção de Rolf de Maré para os Balés Suecos [Ballets Suedois], com música do Grupo dos Seis, obra que encontra-se com a foto da apresentação original reproduzida (HAGER, 1990).

 
Gross executou conhecida série de retratos dos artistas vanguardistas como Erik Satie, Pablo Picasso, Paul Valéry, Max Ernst, Paul Éluard e Igor Stravinsky, entre outros. Foi de autoria de Gross fantástica xilogravura de Vaslav Nijinsky, que tornou-se inspiração para o cartaz desenhado por Jean Cocteau. A artista produziu vinte e quatro xilogravuras das maquetes de Jean Hugo para os cenários de Romeu e Julieta (1926); pintou os cenários para Modas[Vogues], baseado nos poemas de Paul Morand com figurinos de Jeanne Lanvin para os Balés do Conde de Beaumont (Paris, 1924).

A artista associou-se e participou ativamente do Grupo do Surrealismo (1928-1936), expondo com o grupo no Salão dos Ultraindependentes [Surindependants] (1933); na primeira mostra internacional Surrealista organizada em Tenerife, nas Ilhas Canárias; e participou das exposições do grupo em Copenhagen (1935), Nova York e Tóquio (1937).

Depois de sua separação de Hugo, Valentine viveu algum tempo com André Breton e tornou-se assídua colaboradora das revistas que Breton publicou. Gross ilustrou muitos livros dos escritores surrealistas. De fato, Valentine tornou-se a principal ilustradora das obras de Paul Éluard; ela ilustrou com fantásticos desenhos a reedição dos Contos Bizarros, de autoria de Achim von Armin (1933) e a obra Os Poetas de Sete Anos [Les Poètes de sept ans], de Arthur Rimbaud (1939), entre outros.

Gross desenhou cenografia e figurinos para o balé da Cia. Teatral S. P. Diaghilev, produtora dos Ballets Russes (Paris, 1909-1929). Não sabemos se os cenários e figurinos dela foram os utilizados no balé A Sagração da Primavera [Le Sacre du Primptemps], com música de Igor Stravinsky e coreografia de Michel Fokine, reencenado nos palcos parisienses (1920). Gross produziu os cenários e figurinos para para Quadrilha [Quadrille] (1946), para a companhia de Roland Petit; e, no ano seguinte, para Peléas e Melissande [Pélleas et Melisande], baseado no libreto de Maurice de Maeterlinck, balé com música de Claude Debussy; e para As Agruras de Sofia [Les Malheurs de Sophie] (1948), sendo que os dois últimos espetáculos foram encenados pelo Balé da Ópera de Paris (Paris, 1947).

A artista foi homenageada com mostra retrospectiva de suas obras, no Centro Cultural Thibaud de La Champagne (Troyes, 1977).No Midi, Gross fotografou André Breton, Paul Éluard e René Char: a fotografia encontra-se publicada no catálogo da mostra retrospectiva, André Breton, a Beleza Convulsiva [André Breton, la beauté convulsive], realizada no MNAM - CGP (Paris, 1991), que igualmente reproduziu a obra de Gross, Objeto [Object] (1931) (BEAUMELLE, 1991).
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

CATÁLOGO.
BEAUMELLE, A. de la; MONOD-FONTAINE, I.; SCHWEISGUTH, C. André Breton: La Beauté Convulsive. Paris: Musée National d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, 1991, p. 195. 
CHADWICK, W. Les femmes dans le mouvement surréaliste. Paris: Éditions du Chêne, 1986. 256p.: il., , p. 241.

HAGER, B. Les Ballets Suedois. Translated by Ruth Sharman. London: Thames and Hudson, 1990. 303p.: il., algumas color., p. 296.

SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey:  Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp.66, 68.

Nenhum comentário:

Postar um comentário