quarta-feira, 13 de junho de 2012

BIOGRAFIA: AURIC, Georges (1899-1983).


BIOGRAFIA: AURIC, Georges (1899-1983).


 O músico e compositor francês foi discípulo de Eric Satie, e personificou o espírito desejado por Jean Cocteau, para seu balé Os Noivos da Torre Eiffel [Les mariés de la Tour Eiffel], paródia com gigantescas máscaras criadas por Jean Hugo e Valentine Gross. Auric compôs a música de abertura, alegre, mas cáustica, totalmente adequada para esse balé bizarro. A obra musical foi colaboração dos músicos que formaram o Grupo dos Seis [Groupe des Six]. O balé foi encenado com a companhia dos Balés Suecos [Ballets Suedois], dirigida por Rolf de Maré com libreto de Jean Cocteau, cenários de Irene Lagut e figurinos de Paul Colin, inventor do colante, pela primeira vez usado nesse balé (Paris, 1921).

O produtor dos Ballets Russes [Balés Russos], Sergey Diaghilev, contratou Auric para compôr a música para os balés Os Maledicentes [Les Facheux] (1924); Os Tripulantes [Les Matelots] (1925) e A Pastoral [La Pastorale] (1926). O balé Os Maledicentes [Les Fâcheux] (1924), com nome e argumento derivado de comédia de Molière, recebeu coreografia de Léonid Massine, cenários e figurinos de Georges Braque; o balé Os Tripulantes [Les Matelots](1925), recebeu a coreografia de Léonid Massine, cenários e figurinos de André Derain; o balé A Pastoral [La Pastorale], recebeu libreto de Bóris Kochno, coreografia do russo Georges Balanchine, e cenários e figurinos de André Derain (1926).

A companhia dos Ballets de Monte Carlo, de Ida Rubintein, contratou Auric para compor a música para o balé Encantamentos de Alcina [Enchantementes d'Alcine]. Posteriormente Auric compôs a música para Quadrilha [Quadrille], para o Ballet du Théâtre des Champs Elysées (Paris, 1946); e para o balé do Théâtre de l´Opera de Paris, Auric compôs ainda música para os espetáculos O Pintor e seu Modelo [Le Peintre et son modèle] (1949) e Fedra [Phèdre] (1950).

Jean Cocteau contratou Auric para compôr música para seus filmes O Sangue de um Poeta [Le Sang d'un poete], O Eterno Retorno [L'Eternel Retour] e Orfeu [Orphée]; as duas primeiras produções citadas foram projetadas na mostra Surrealismo Cinema e Vídeo, no CCBB (Rio de Janeiro, 2001).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

CATÁLOGO. Surrealismo Cinema e Vídeo. Rio de Janeiro: CCBB, 2001.

HAGER, B. Les Ballets Suedois. Translated by Ruth Sharman. London: Thames and Hudson, 1990. 303p.: il., algumas color., p. 293.

SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 116, 119, 124, 125, 132, 139, 140, 183.

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