terça-feira, 15 de maio de 2012

GLOSSÁRIO: GRUPO (AUSTRÍACO DA) SECESSÃO VIENENSE

[WIENER SEZESSION] (Viena, 1897-1932). Destaque. KLIMT, Gustav.

O grupo se formou e foi presidido pelo principal artista da vanguarda vienense, Gustav Klimt (1862-1918), que tornou-o grande sucesso, determinante na renovação das artes austríacas, da Arquitetura às Artes Decorativas. O Novo Estilo [Jügendstil] lançado pela Secessão Vienense, também conhecido como Estilo da Secessão [Sezessionstill], se transformou no Arte Nova [Art Nouveau] na França e no Liberdade [Liberty] na Inglaterra.

Participaram desse grupo multidisciplinar arquitetos como Adolf Loos (1870-1933) e O. J. Bierbaum; escritores como Hermann Bahr, Hugo von Hofmannsthal, Maurice de Maeterlinck, Rainer Maria Rilke, Paul Sherbaat; e artistas plásticos como Oskar Kokoschka (1886-1980), Adolf Loos (1870-1933), Herman Obrist (1863-1921), Otto Ekmann (1865-1902), August Endell (1871-1925), Josef Hoffmann (1870-1956), Julius Klinger (1876-1920), Kolomon Moser (1868-1918), Egon Schiele (1890-1918), Frederic Hodler (1853-1918), e o citado Klimt, entre muitos outros.

A Secessão Vienense sob a gestão de Klimt, experimentou a maior prosperidade nas artes européias; houve grande demanda das obras dos participantes, especialmente das pinturas de Klimt, considerado como o maior artista de seu país. O grupo publicou a revista de sucesso Ver Sacrum [Primavera Sagrada] (Viena, jan., 1898-1899; Leipzig, 1899-1903), que representou o principal meio de divulgação de seus artistas. A revista citada misturou arte com literatura e, devido a seu desenho arrojado, implantou nova concepção gráfica.

O banqueiro Fritz Waerndorfer foi patrono da Secessão Vienense e o grupo foi tão bem sucedido que conseguiu construir sua nova sede, idealizada como centro cultural moderno projetado pelo arquiteto austríaco de renome, Joseph Maria Olbrich. O projeto privilegiou os grandes espaços amplos e abertos; o arquiteto utilizou soluções arquitetônicas inovadoras, como divisórias móveis. O projeto da edificação monumental, todo em linhas retas, foi inspirado na simplicidade da arquitetura dos templos greco-romanos, com total ausência de ornamentos na fachada. No fronstispicio do novo prédio, acima da entrada principal, foram gravadas as palavras escolhidas pelos artistas do grupo:

À ARTE SUA LIBERDADE À ÉPOCA SUA ARTE.

O Palácio da Secessão passou a funcionar como verdadeiro centro cultural, promovendo eventos musicais como concertos, além de mostra artística anual. Nesse período G. Klimt tornou-se artista de renome internacional, quando participou de mostras por toda a Europa. A grande crise na Secessão Vienense, fez com que Klimt se retirasse da associação (1905; v. Grupo dos Ateliês Vienenses: Viena, 1903- 1933).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS;

FAHR-BECKER, G. El Modernismo. Cologne: Konemann, 1996. 427p : il., color.

FRODL, G. Klimt. Poitiers: Éditions du Chêne, 1990. 155p.: il. (Profils de l' art)

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