quarta-feira, 9 de maio de 2012

GLOSSÁRIO: MUSEU DE CULTURA ARTÍSTICA

[MCA] (Moscou, dez., 1918-1921).



Quando o poder pendeu para a ala esquerda das artes e o Colégio Pan-Russo das Artes e da Indústria Artesanal resolveu criar uma comissão especial, para a qual convidou artistas de esquerda, com a intenção de formar os novos MCA/ Museus de Cultura Artística, e a dita, Oficina dos Museus (Moscou). Toda a implantação, criação e resoluções referentes aos MCA foram decisões dos artistas das vanguardas, que participaram do Departamento de Arte Figurativa [IZO] do Comissariado Popular para a Instrução Públoca [NARKOMPRÓS] (v.). Foram renomados artistas que estabeleceram o novo plano para a educação artística no novo sistema de ensino soviético. Os MCA passaram a funcionar em prol da educação, trazendo a modernização do sistema da arte estatal russa: a organização passou a dispor de fundos para a aquisição de obras dos artistas plásticos das vanguardas russas.

A primeira, dita, Comissão dos MCA, foi constituída por Wassily Kandinsky (1866-1944), Pavel Kusnetsov (1878-1968), David Sheteremberg (1881-1948), Aleksey Morgunov (1884-1935), Robert Falk, (1886-1959), Natan Altman (1889-1970), Aleksandr Rodchenko (1891-1956) e Nicolay Puni (1894-1953). O primeiro diretor dos MCA foi Kandinsky (jun., 1919); ele logo caiu em desgraça por pertencer à velha guarda. O poder na arte, controlada pelo Estado Soviético desde a Revolução Russa, foi transferido para Aleksandr Rodchenko, predileto do poderoso burocrata Ossip Brik, o que facilitou sua ascensão. Na primeira oportunidade W. Kandinsky voltou ao Ocidente (c. 1922). Quando Ióssif Stalin assumiu o poder na URSS, ele cortou as verbas destinadas à promoção das artes soviéticas, e, por falta de apoio estatal, foram encerradas as atividades de criação dos novos MCA. No período de três anos foram criados c. de trinta MCAs, que tiveram papel fundamental na divulgação e difusão da arte das vanguardas russas, distribuída nas províncias mais distantes, espalhados por todo o território de dimensões continentais da U.R.S.S. (1919-1921).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

DJARFAROVA, S. Un Politica de difusión del arte moderno: los Museos de Cultura Artística. Apud CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.. La Vanguardia Rusa, 1905-1925, en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color., pp. 82-84.

LODDER, C. El arte de vanguardia en Russia: experimento e innovación. Apud CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.. La Vanguardia Rusa, 1905-1925, en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color.

LODDER, C.. La Vanguardia Rusa, 1905-1925, en Las colecciones de los Museos Rusos. Apud CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.. La Vanguardia Rusa, 1905-1925, en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color.

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